quinta-feira, 30 de abril de 2009

Cidade das(os) bailarinas(os)

Geeente, eu achei uma coisinha bailarinística tão interessante! É uma comunidade de uma coisa que eu seeempre imaginei. Tá, tem 20 e poucos membros, mas é super interessante. Uma cidade para bailarinas(os)! Imagina só: Todo mundo de tutu e casaca, atravessando a rua fazendo grand jeté, fazendo pas de bourreé em vez de andar, dizendo obrigada fazendo reverência, lojas e mais lojas com coisas de ballet, sapatarias só de sapatillhas, AAAAAH! Seria bom demais! Pelo menos pra mim, e para os meus companheiros de vício desesperado e amor incondicional por ballet. E acho que não são tão poucos assim... Bem podiam criar uma cidade dessa mesmo! Mas, enquanto não criam, entremos na comunidade e sonhemos juntos!

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Disciplina

A disciplina é algo marcante no ballet clássico. Mais do que uma característica, ela se torna uma exigência aos praticantes dessa arte. No dicionário, encontramos para disciplina as seguintes definições:
1. Conjunto de leis ou ordens que regem certas colectividades.
2. Boa ordem e respeito.
3. Submissão, obediência.
4. Instrução e educação.
5. Obediência à autoridade.
O ballet clássico, como o próprio nome já diz, tem um estilo clássico, impecável. Por se tratar de uma arte complexa e que exige muita dedicação, não há como ser de outro jeito. Uma bailarina clássica precisa ter uma consciência de respeito e educação além do que é considerado "normal" atualmente fora de uma sala de aula. Em primeiro lugar, é muito importante respeitar rigorosamente os horários e a uniformização. Após o começo da aula, deve-se falar apenas o indispensável e manter a atenção sempre voltada à aula, ao próprio corpo, aos passos e à qualquer outra coisa dita pelo professor. É preciso, também, saber aceitar as críticas feitas pelo professor e utilizá-las ao máximo para crescimento próprio. Ballet clássico é algo rígido, e, ao optar por praticá-lo seriamente, é preciso ter consciência disso e simplesmente aceitar.
Essas características de maior formalidade e sofisticação exigidas das bailarinas provêm desde a origem do ballet, onde ele era utilizado como forma de entretenimento da corte, e, apesar de antigas, permaneceram intactas por serem parte da beleza do estilo. Vários outros tipos de dança surgiram a partir do ballet clássico, nos quais não é exigida tanta rigidez, mas sempre vai existir um palco e uma grande audiência aos amantes dessa arte tradicional e imortal.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Ar, doce ar - Respiração

A respiração correta favorece a saúde de todos, mas dentro das artes corporais, como a dança, ela é decisiva para a qualidade expressiva e artística. A respiração incorreta possibilita um número menor de movimentos além de provocar uma ruptura na seqüência de harmonia da dança. A respiração adequada facilita, principalmente, a fluência do movimento, isto é, a precisão e continuidade do mesmo. A inalação deve ser associada a movimentos de expansão e liberação do corpo. A exalação deve ser associada a movimentos de contração. A prática dessa técnica permite a integração corporal, pois os exercícios trabalham o corpo como um todo indissociável, sem fragmentar movimentos de braços e pernas em que o centro fica esquecido. Além da melhora na expressividade, o método também ajuda a prevenir lesões, compensando relativamente os movimentos repetitivos. A respiração consciente é essencial no processo de compreensão do movimento, no trabalho simultâneo e harmônico de corpo e mente. O ideal é deixá-la fluir sem suspende-la ou bloqueá-la para que se tenha não somente uma substancial melhora na qualidade da dança e dos demais exercícios físicos, como também na qualidade de vida.
Adaptação do site http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=3&noticia=299
Créditos ao blog
Vivendo e Dançando pela idéia de falar sobre a respiração na dança

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Pés!

Olá povãaao! Depois de algum (muito) tempo sem postar nada decente, me animei com um comentariozinho dizendo que meu blog é lindo e que eu devia voltar a postar! Então, mesmo sem inspiração, vou tentar alguma coisa ok? Falemos sobre pés!


Logo que você entra no ballet, você nem liga pro seu pé. A única relação que você conhece entre ballet e pés é que o seu pé vai ficar bem feio depois de um tempo. Mas aí o tempo passa, as coisas surgem, e você descobre umas definições de pé que não-bailarinos nem têm idéia que existem. Aí, dependendo da sua sorte, você já nasceu com um pé maravilhoso Alessandra Ferri ou vai precisar trabalhar um pouquinho até conseguir ter um pé satisfatório. Mas agora, o que seria um pé satisfatório?

Na opinião de algumas pessoas, é apenas você ter um colo enorme e absurdo. Se for o seu caso, compre um colo de pé falso e seja feliz! Mas, na minha opinião, é muito mais lógico você trabalhar o seu pé, para, além de desenvolver seu colo, deixá-lo mais forte e flexível. Então segue um exercício para seus lindos (lindos?) pés, que vai além do simples "flex, ponta", retirado do site http://www.baledacidade.com.br/:

1) Com a panturrilha apoiada sobre a coxa contralateral, deixando o pé livre, segure o calcanhar entre os dedos indicador e polegar, de forma a mantê-lo fixo e imóvel. Inicie a seguir a flexão plantar pelos dedos, das pontas até a base, continuando pelo médio pé, até o limite que consiga sem mover o calcanhar. Repita várias vezes e observe.





2) Repita o movimento anterior, iniciando a flexão pela base dos dedos (metatarso–falangeana) e evoluindo ao médio pé. Após os exercícios, alongue os flexores e panturrilha por alguns segundos.






Este exercício propicia uma flexão funcional, mais estética, proporcionando estabilidade do médio pé, dando proteção principalmente durante os saltos.


No site Le monde du ballet, você também encontra alguns exercícios mais clássicos que auxiliam no fortalecimento dos pés!


Beijão, e continuo aceitando sugestões de posts!

terça-feira, 7 de abril de 2009

Videozinho bailarinístico

Gente, como eu estou totalmente sem idéia do que postar (se alguém tiver alguma sugestão, inclusive, será muito bem-vinda), vou postar só um videozinho do Anaheim Ballet de uma menininha muuuuito fofa. Ela tem 10 anos, é muito boa e, ainda por cima, linda. E, se eu entendi direito, ela começou na ponta há TRÊS MESES. É, quem pode, pode (acho que com três meses de ponta eu não fazia nem pas de bourreé).


Beijinhos bailarinísticos pra vocês e, em breve, um post melhor!