Piruetas são uma parte muito importante do ballet. São também consideradas, por muitos, um passo de extrema dificuldade, já que vários pontos precisam ser obervados na execução da mesma. A Pirouette, como se diz no francês, pode ser executada de muitas maneiras: en dehors, en dedans, a la seconde, en attitude, en arabesque... Mas para todo giro a técnica é praticamente a mesma.
Focalizaremos a pirueta en dehors partindo de quinta posição.
Focalizaremos a pirueta en dehors partindo de quinta posição.
Primeiro de tudo, não só para as piruetas, mas para tudo do ballet: o encaixe do quadril. Se o bailarino não estiver bem encaixado, isso irá refletir diretamente no eixo. É o que geralmente acontece quando alguém despenca de um giro.
Segundo: Capriche no demi plié. Costuma-se dizer que a quantidade de piruetas é diretamente proporcional ao tamanho do plié.
Terceiro: Impulso. Ele refletirá na tirada rápida do passé. Se a tirada for lenta, o impulso será mínimo e será até mais difícil de abrir o en dehors.
Quarto: En dehors. Quando girar, abra o máximo que puder o joelho, como se houvesse alguma força puxando-o para trás. Essa força para trás é resultará também na qualidade e quantidade do giro. Cuidado para não relaxar o pé do passé!
Quinto: Cabeça. Marque um ponto certo para girar a cabeça. Se você acompanhar o corpo com a cabeça, com certeza ficará bem mais tonta que o normal e fará um giro na sorte. Se sentindo no eixo, e com cabeça: pronto! O básico para a pirueta perfeita já está pronto.
Sexto: Os braços. Esses dois membros que possuímos são muito importantes, mas devem ser usados com cautela, pois um grande vício pode vir a se formar daí. É certo que o braço ajuda no impulso, mas o braço completo: braço , antebraço , mão. Não se pode separar a mão do resto para pegar velocidade. Isso é um vício muito comum, e que tem que ser eliminado o mais cedo possível.
Encaixe, plié, impulso, en dehors, cabeça e braços!
Pense sempre nessa frase na fração de segundos da sua prepação de piruetas para o giro propriamente dito.
Pense sempre nessa frase na fração de segundos da sua prepação de piruetas para o giro propriamente dito.
Tem as costas e ombros tb naum eh? o q acontece qdo a gente coloka as costas para tras?? bummmmmm d bunda!!! experimente abaixar os ombros e colokar as costas levemente para frente.. e tem mais pirouette d 5 a força vem do chão, sim issu mesmo, empurra bem o chão a cada giro q vc dá qtas voltas quiser.. Bjus**
ResponderExcluiramei
ResponderExcluirpefeito da pra tirar varias duvidas
Nossa...esse blog eh simplesmente PERFEITOO!quero dar meus parabens pra quem feez esse otimo blog!e tb ajuda e tirar MTAS duvidas!
ResponderExcluirNOSSA! LENDO ASSIM PARECE SER TÃO FACIL MAS...
ResponderExcluirÉ DIFICIL!! SÓ CONSIGO DA DUAS LIMPAS!!
É, O JEITO É TREINAR!!!
VALEUUUUUUUU!!
Ballet é td na minha vida,
ResponderExcluirSempre fui boa em td, mas quando minha profª começou a ensinar piruetas e quando me colocou na ponta aí q meus problemas começaram, mas com essas dicas, nunca pensei q fazer pirueta era tão fácil,
Obrigada.
mt bom este blog, parabéns! danço jazz, mas essas dicas tb servem ! queria tb saber como posso efetuar com mais facilidade saltos de segunda, quarta , sexta etc, e como melhorar minha elasticidade... valeu!
ResponderExcluirPow me ajudou de mais tinha coisa que ue nem imaginava que tinha que fazer muito obrigada!
ResponderExcluirSou Bailarina e estou na ponta tudo na ponta é lindo maravilhoso mais é tudo mais dificil pode acreditar srs fui adorei!Bjs
Oi, como vc teve a ideia de fazer um blog tao perfeito? amei , eh simplesmente d+!!!=D
ResponderExcluirADOREEEEEI!
ResponderExcluirmE AJUDOU MUITOOOOOO
VALEU!!!
ADOROOOO
nada que eu não soubesse ...
ResponderExcluirhahhahahsahahaha DUVIDO que voce saiba fazer t-u-d-o do Ballet.
Excluirghdszjhbgb hcjdkxsz
mesmo me focando muito no encaixe , sempre acabo caindo para frente, o que faço ?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSÓ CONSIGO UMA VOLTA... ACHO QUE FAÇO TUDO CERTO MAS A SEGUNDA VOLTA NAO DÁ!!!!!
ResponderExcluirEstou na sapatilha de ponta há quase 2 anos e ainda não consegui fazer piruetas e nem piquês. Meu colo de pé é ótimo e minha sapatilha está totalmente quebrada. é normal demorar tanto ?
ResponderExcluir