sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Entendendo melhor os repertórios

No ballet de repertório, além das partes dançadas, há pequenas performances teatrais mudas (para que, portanto, não precisem ser adaptadas de acordo com o país em que são feitas as apresentações) conhecidas como mise-en-scénes (misancenes). Para a compreensão dessas dramatizações e consequente compreensão da história do ballet, é bastante útil ter conhecimento prévio de alguns gestos de significado padrão que aparecem frequentemente. São gestos comuns e quase sempre óbvios, porém na hora da mise-en-scéne geralmente são feitos muito rapidamente e não há tempo para ficar tentando descobrir o que ele significa. Portanto, fiz essa pequena listinha (que ficará em contínua atualização conforme eu achar vídeos que possam ser ilustrativos) dos gestos que mais aparecem nos repertórios e seus respectivos significados:

- AMOR
Levar as mãos ao coração representa o amor. É o gesto que mais aparece nos repertórios.

- JURAMENTO
Estender dois dedos juntos representa um juramento. Nessa cena de Coppelia, o personagem jurava amor eterno à Swanilda.

- CASAMENTO
Apontar para o dedo representa o casamento, como se o personagem estivesse mostrando uma aliança. Nessa cena, o gesto inteiro quer dizer "Você vai casar comigo". Também é um gesto bastante comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestões, elogios, críticas, dúvidas, qualquer-outra-coisa-mais? Deixe um comentário! Sua opinião é sempre bem-vinda :)