quarta-feira, 22 de abril de 2009

Ar, doce ar - Respiração

A respiração correta favorece a saúde de todos, mas dentro das artes corporais, como a dança, ela é decisiva para a qualidade expressiva e artística. A respiração incorreta possibilita um número menor de movimentos além de provocar uma ruptura na seqüência de harmonia da dança. A respiração adequada facilita, principalmente, a fluência do movimento, isto é, a precisão e continuidade do mesmo. A inalação deve ser associada a movimentos de expansão e liberação do corpo. A exalação deve ser associada a movimentos de contração. A prática dessa técnica permite a integração corporal, pois os exercícios trabalham o corpo como um todo indissociável, sem fragmentar movimentos de braços e pernas em que o centro fica esquecido. Além da melhora na expressividade, o método também ajuda a prevenir lesões, compensando relativamente os movimentos repetitivos. A respiração consciente é essencial no processo de compreensão do movimento, no trabalho simultâneo e harmônico de corpo e mente. O ideal é deixá-la fluir sem suspende-la ou bloqueá-la para que se tenha não somente uma substancial melhora na qualidade da dança e dos demais exercícios físicos, como também na qualidade de vida.
Adaptação do site http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=3&noticia=299
Créditos ao blog
Vivendo e Dançando pela idéia de falar sobre a respiração na dança

4 comentários:

  1. Ei...muito bom isso... Sabe esse respiração consciente já está virando quase inconsiente pra mim em alguns momentos rsrsrs... É incrível, como é natural respirar quando me preparo para descer no plié, justamente no momento da preparação dos braços, ou seja, movimento de expansão seguido do movimento de contração...

    Isso é algo que realmente ajuda...

    Viva a troca de figurinhas rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Excelente dica!!! fico feliz que meu comentario tenha feito vc voltar a postar, adoro seu blog e pretendo continuar vindo aqui por muito tempo (por isso continue postando!!!)
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Respiração é meeega importante! Não só pra dança ou esportes, mas pra qualquer pessoa, a respiração correta é sempre saudável.

    Beeijos ;*

    ResponderExcluir
  4. Muito boa essa dica!!!
    Respiração correta é fundamental na prática de qualuqer atividade física!!

    Parabéns, pelo blog!

    ResponderExcluir

Sugestões, elogios, críticas, dúvidas, qualquer-outra-coisa-mais? Deixe um comentário! Sua opinião é sempre bem-vinda :)