FAQ

  • Quanto tempo eu vou levar pra conseguir abertura?
Eu consegui em mais ou menos dois meses, mas forçava muito todos os dias e sempre tive um pouco mais de flexibilidade que o normal. Tem pessoas que levam anos. De qualquer modo, quanto mais você treinar, mais rápido vai conseguir! O segredo é se aquecer bastante antes de forçar pra não correr o risco de distender, e pensar que a dor vale a pena. E, claro, ser insistente e fazer todos os dias sem excessão.
Nessa página tem dicas que ajudam: http://coisasbailarinisticas.blogspot.com/2009/03/flexibilidade-um-pedaco-de-borracha.html


  • O que é ballet de repertório?

  • Tenho 11, 13, 17, 20, 89 anos, estou muito velha para começar?
Não!

  • O que significa quebrar a sapatilha de ponta?
Significa amolecer e moldar a sola de acordo com o formato do seu pé.


  • Como posso quebrar minha sapatilha de ponta?
O certo é deixar ela quebrar com o peso do corpo. Assim ela quebra no lugar certo e você vai adquirindo força no pé. Mas, se tiver pressa, calce apenas a parte da frente da sapatilha, estique o pé e force com a mão onde fica a curva do seu pé.

  • O que é Theraband?
http://coisasbailarinisticas.blogspot.com/2009/11/faixas-elasticas.html


  • Toda bailarina tem joanete? Se eu fizer ballet vou passar a ter?
Isto, na verdade, é uma crença popular com algum fundo de verdade. Hoje em dia, existem muitos modelos de sapatilha e muitos acessórios para proporcionar conforto e maior adequação ao formato do seu pé, mas as sapatilhas de ponta continuam sendo desconfortáveis e seu uso contínuo pode acabar causando algumas deformações como o joanete.


  • Qual a melhor marca para sapatilhas de ponta?
Depende da pessoa. A marca Gaynor Minden é o sonho de consumo de muitas bailarinas, mas ela tem um preço bastante elevado (apesar de compensar por durar muito mais tempo). Dentre as brasileiras, cada uma tem a sua vantagem. A maioria das bailarinas costuma preferir Capezio, mas é questão de gosto.

 
  • Já tentei fazer sapinho, forçar na parede, plantar bananeira e fazer simpatia e não consigo fazer abertura!!! O que há de errado comigo?
Calma! Em primeiro lugar, tire da sua cabeça a frase "não consigo", isso bloqueia o seu corpo e faz com que você realmente não consiga! Depois, tenha em mente que flexibilidade é uma coisa que se consegue aos poucos... Cada pessoa consegue numa velocidade diferente, mas todos conseguem se se alongarem corretamente e com frequência. Continue insistindo, com o tempo você vai melhorar até conseguir o resultado esperado!


  • Quanto tempo vou levar para começar a usar sapatilhas de ponta?
Depende: da professora, da sua força no pé, da sua idade, da preparação dos seus joelhos... É impossível prever.