segunda-feira, 27 de abril de 2009

Disciplina

A disciplina é algo marcante no ballet clássico. Mais do que uma característica, ela se torna uma exigência aos praticantes dessa arte. No dicionário, encontramos para disciplina as seguintes definições:
1. Conjunto de leis ou ordens que regem certas colectividades.
2. Boa ordem e respeito.
3. Submissão, obediência.
4. Instrução e educação.
5. Obediência à autoridade.
O ballet clássico, como o próprio nome já diz, tem um estilo clássico, impecável. Por se tratar de uma arte complexa e que exige muita dedicação, não há como ser de outro jeito. Uma bailarina clássica precisa ter uma consciência de respeito e educação além do que é considerado "normal" atualmente fora de uma sala de aula. Em primeiro lugar, é muito importante respeitar rigorosamente os horários e a uniformização. Após o começo da aula, deve-se falar apenas o indispensável e manter a atenção sempre voltada à aula, ao próprio corpo, aos passos e à qualquer outra coisa dita pelo professor. É preciso, também, saber aceitar as críticas feitas pelo professor e utilizá-las ao máximo para crescimento próprio. Ballet clássico é algo rígido, e, ao optar por praticá-lo seriamente, é preciso ter consciência disso e simplesmente aceitar.
Essas características de maior formalidade e sofisticação exigidas das bailarinas provêm desde a origem do ballet, onde ele era utilizado como forma de entretenimento da corte, e, apesar de antigas, permaneceram intactas por serem parte da beleza do estilo. Vários outros tipos de dança surgiram a partir do ballet clássico, nos quais não é exigida tanta rigidez, mas sempre vai existir um palco e uma grande audiência aos amantes dessa arte tradicional e imortal.

12 comentários:

  1. Muito bom o seu blog!!
    Parabéns!
    Essa questão da disciplina no ballet é imprescindível! Ballet não é só corpo! Temos que ter uma concentração grande durante a aula e só conseguimos progressos se formos "insistentes" e disciplinadas.
    O bom do ballet é que essa característica tentei levar pra outras esferas da minha vida e me faz muito bem!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!!
    Disciplina é fundamental!!

    eu admito que as vezes esqueço dela..obrigado, por me fazer lembrar!

    bjus

    ResponderExcluir
  3. eu concordo com tudo. e como boa capricorniana, amo disciplina e nao tenho problema nenhum com regras! acho super importante quando se quer ser bom em alguma coisa.

    ResponderExcluir
  4. Pois eu, como boa sagitariana, ODEEEEEEEEEEEEIO regras :P Mas com ballet não, eu acho bonita a disciplina no ballet, tenho com prazer *-* Mas só no ballet ;P

    ResponderExcluir
  5. Ballet e disciplina sao quase sinonimos neh? Mas sabe, acho bem importante, pq se nao tiver ninguem "puxando as nossas orelhas" a gente nao consegue se lembrar de tanta regra! hehehehehee...
    Respondendo ao seu comentario lah no meu blog, tomara q seja diferente comigo! Nao me conformo qdo dizem q vai doer pra sempre subir nas pontas! Pra Natalia Makarova parece taaaaaao normal! hehehehehehehehehehehe... Mas a gente chega lah neh? Ah, se chega!
    Bjo grande!

    ResponderExcluir
  6. Eu já acho um absurdo quando algumas professoras se comportam como se estivessem em um exército. Sinceramente, disciplina para mim vai além, muito mais do que simples mostrar quem manda. E não gosto disso nem um pouco, especialmente de professoras que surtam.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito! estou fazendo ballet há pouco tempo e preciso me adaptar.

    ResponderExcluir
  8. queria lhe dar parabéns pelo trabalho e te convidar para passar um dia conosco na fundaçã edmilson

    ResponderExcluir
  9. queria lhe dar parabéns pelo trabalho e te convidar para passar um dia conosco na fundação edmilson de taquaritinga-sp

    ResponderExcluir
  10. Obrigada pelo convite, mas infelizmente não tenho como, pois moro no Rio de Janeiro. Desculpa, mas obrigada mesmo assim.

    ResponderExcluir
  11. EU SOU UMA BAILARIRINA QUE ADORO O JEITO DE FALA,DE DANÇAR E RESPITO MUITO MINHA PROFESSORA O NOME DELA É PATRÍCIA LOUREIRO E EU VOU DANÇAR NO TEATRO ESTOU NEVORSA ....

    ResponderExcluir

Sugestões, elogios, críticas, dúvidas, qualquer-outra-coisa-mais? Deixe um comentário! Sua opinião é sempre bem-vinda :)