quinta-feira, 16 de abril de 2009

Pés!

Olá povãaao! Depois de algum (muito) tempo sem postar nada decente, me animei com um comentariozinho dizendo que meu blog é lindo e que eu devia voltar a postar! Então, mesmo sem inspiração, vou tentar alguma coisa ok? Falemos sobre pés!


Logo que você entra no ballet, você nem liga pro seu pé. A única relação que você conhece entre ballet e pés é que o seu pé vai ficar bem feio depois de um tempo. Mas aí o tempo passa, as coisas surgem, e você descobre umas definições de pé que não-bailarinos nem têm idéia que existem. Aí, dependendo da sua sorte, você já nasceu com um pé maravilhoso Alessandra Ferri ou vai precisar trabalhar um pouquinho até conseguir ter um pé satisfatório. Mas agora, o que seria um pé satisfatório?

Na opinião de algumas pessoas, é apenas você ter um colo enorme e absurdo. Se for o seu caso, compre um colo de pé falso e seja feliz! Mas, na minha opinião, é muito mais lógico você trabalhar o seu pé, para, além de desenvolver seu colo, deixá-lo mais forte e flexível. Então segue um exercício para seus lindos (lindos?) pés, que vai além do simples "flex, ponta", retirado do site http://www.baledacidade.com.br/:

1) Com a panturrilha apoiada sobre a coxa contralateral, deixando o pé livre, segure o calcanhar entre os dedos indicador e polegar, de forma a mantê-lo fixo e imóvel. Inicie a seguir a flexão plantar pelos dedos, das pontas até a base, continuando pelo médio pé, até o limite que consiga sem mover o calcanhar. Repita várias vezes e observe.





2) Repita o movimento anterior, iniciando a flexão pela base dos dedos (metatarso–falangeana) e evoluindo ao médio pé. Após os exercícios, alongue os flexores e panturrilha por alguns segundos.






Este exercício propicia uma flexão funcional, mais estética, proporcionando estabilidade do médio pé, dando proteção principalmente durante os saltos.


No site Le monde du ballet, você também encontra alguns exercícios mais clássicos que auxiliam no fortalecimento dos pés!


Beijão, e continuo aceitando sugestões de posts!

14 comentários:

  1. eee eu já nasci com um colo de pé lindooo! haha todo mundo fala. sempre me falaram e minha profa de ballet confirmou. e eu tb já tenho joanetes, então não tem como meus pés ficarem mais feios com o tempo... acho q meus pés sairam ganhando então, né? hahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHA -.-
      joanetes?? saindo bem com isso? logico que NAO!!
      Alem de te imcomodar, joanete é problema sério e isso só sai com cirurgia... como bailarina você deveria cuidar bem do pés.
      Joanete é um problema que dá na articulação entre o primeiro metatarso e a falange.

      Excluir
  2. iiiisso! joga na cara! :P algumas pessoas gostam do meu pé, ele não tem um cooolo assim mas é alongadinho (mas eu não gosto). mas pode crer que vai ficar mais feio com o tempo sim, vai ficar tudo cheio de calos e bolhas, sem falar nas unhas e iiiiih... melhor parar por aqui pra não te assustar :X mas tudo vale a pena =) beijinhos, e poste fotos do seu pé depois no seu blog! ;)

    ResponderExcluir
  3. mto legal os exercicios! cliquei no link q vc recomendou e li a respeito! tb nao tenho mto colo de peh mas jah estou desenvolvendo e esta bem melhor do q qdo comecei no ballet!
    Boa sorte com seu peh tb! hehehehehe
    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Nunca reparei no meu colo de pé, mas ultimamente estou trabalhando nele... Mas nem ia querer nascer com um colo pronto que graça teria??? rsrsrs Ow inveja

    ResponderExcluir
  5. Adorei os exercícios, é sempre bom saber dessas dicas básicas.. Mas o colo de pé fácil não é bom! Sou muito mais ter um pé bom por conta própria!!
    Mas o ruim de nascer com um colão que nem o da Zakharova e o da Ferri é que se ele ainda é fraco (como nos primeiros meses de ponta), você não consegue sustentar muito.
    O meu pé não é tão ruim, mas também não é aquiiilo. Mas ele é forte, pelo menos.

    ;*

    ResponderExcluir
  6. X DE PERNA?eu consegui,
    tandi bem trabalhado ,sempre pensando em esticar o joelho ao maximo e puxar flex no chão,tentando tirar o cacucanhar sem tirar o joelho


    tbm fazer 2 posição pequena e tentar incostar os joelhos sem encostar os pés :D

    ResponderExcluir
  7. como adquirir um bom colo de pé?

    ResponderExcluir
  8. Acho que se colocasse uma pessoa fazendo os exercicios pra ajudar a ter colo de pé ficaria mais facil ainda.
    Beijosss!!!

    ResponderExcluir
  9. otimos posts continue assim !

    ResponderExcluir
  10. Já conhecia alguns exercícios, faço alguns, e garanto, ajuda muito! Mas não basta apenas fazer os exercícios, tem que ter força de vontade, para ficar com um colo de pé maravilhoso, né?!
    ótimos posts, mas acho que ficaria melhor ainda, mais esclarecido, se tivesse um vídeo mostrando passo a passo de cada exercício, cada passada de meia ponta-ponta (por exemplo) para as pessoas fazerem certo, pois não adianta fazer o exercício errado, achando que está certo, pois isso, ao invés de deixar um colo de pé lindo, vai entortar todo o pé s: hahaha
    Continue assim, os bailarinos agradecem (:

    ResponderExcluir
  11. Você poderia colocar fotos ou um vídeo de como se faz estes exercícios? Eu não entendi bem... Obrigada, seu blog é maravilhoso! Espero mais posts, beijos.

    ResponderExcluir

Sugestões, elogios, críticas, dúvidas, qualquer-outra-coisa-mais? Deixe um comentário! Sua opinião é sempre bem-vinda :)