sábado, 31 de outubro de 2009

Bailarinos e preconceitos

Como nunca dediquei nenhum post especificamente aos meninos, resolvi falar sobre o tema mais clássico que os envolve: o preconceito. Todos tem conhecimento do preconceito que envolve homens e ballet. Qualquer homem que opte por seguir esse caminho provavelmente vai ser tachado de homossexual em algum momento. Por que? Como qualquer tipo de preconceito, a ignorância é a causa. A grande maioria das pessoas que rotula bailarinos estão num grupo que não tem o mínimo conhecimento a respeito de ballet. Não tem a mínima idéia do papel que o bailarino exerce. O ballet é, muitas vezes, visto como delicado e feminino; porém, o homem exerce um papel totalmente diferente do das meninas, o qual exige até mesmo muita força física. Óbvio que existem bailarinos homossexuais (assim como existe em qualquer profissão), mas existem heterossexuais que devem ser respeitados, afinal, não existe nenhuma relação direta entre uma coisa e outra. Se a dança, hoje em dia, ainda tem um número de homens muito reduzido em relação ao número de mulheres, o preconceito (que muitas vezes vem até da própria família) certamente é a causa principal. Por que? Até quando?

15 comentários:

  1. Adorei o post!
    É muito complicado isso!
    Acompanho de perto meninos que sofrem com esse preconceito idiota!
    Beijos....

    ResponderExcluir
  2. Obs.: Tem um selinho no meu blog pra vc! =]
    =**

    ResponderExcluir
  3. Ignorancia é a palavra correta mesmo. Não sei o que acontece em relação ao homossexualismo tanto masculino como feminino, mas uma coisa eu sei. Não são as aulas de ballet que torna um homem homossexual, nem o futebol torna uma mulher homossexual. É uma pena tudo isso,mas é cultural, e que os corajosos de plantão que amam tanto essa arte, subam no palco e encham nossos olhos de tanta beleza masculina dançando ballet.

    ResponderExcluir
  4. concordo com o ultimo comentario. a palavra certa para esse preconceito ridiculo é ignorancia. esmatos no sec XXI e ainda existe esse preconceito bobo. e independente do sec não deveria ter preconceito nenhum. meu professor de ballet/jazz é homem e é um otimo profissional independentemente de sua sexualidade. as pessoas deveriam se preocupar mais com a arte do que com coisas como essas que lamentavelmente ainda existe em varios lugares.
    ps.: conheci seu blog ontem e realmente gostei muito. favoritei ele aqui e sempre vou passar aqui =D =*

    ResponderExcluir
  5. adorei a postagem , na minha turma de ballet tem dois meninos , nós se damos muito bem , querida entra no meu blog http://eutambmdanoballet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olha, eu acompanho sempre o seu blog... vou dizer com sinceridade d'alma...eu sou super moderna em relacao a varias coisas..mas, eu acho que o ballet deixa o homem muito delicado mesmo.. nao estou dizendo que todos sao gays... conheco um monte que nao sao...mas no mundo de hj, que existe ate bandeira pro-homosexulismo, eu nao deixaria meu filho fazer ballet.. somente qdo fosse maduro suficiente para fazer suas escolhas..

    ResponderExcluir
  7. Adorei essa postagem e concordo com você quando disse que isso é pura ignorância.. sou sua seguidora e sempre acompanho seu blog.. dá uma olhada no meu blog: www.portaldoballet.blogspot.com
    Beijos =)

    ResponderExcluir
  8. adorei o texto! essa questao esta ai ja tem algum tempo ´não é? Minha namorada adora ballet e vai começar a fazer aulas esse ano, encontrei no ballet mais uma maneira de ficarmos juntos já que a distância nos priva um pouco disso, resolvi fazer junto com ela. Estou muito empolgado com a ideia, e nem estou ligando para estes preconceitos, pois acho que isso é mera idiotice de seres egocentricos =D
    adorei o blog! sucesso!

    ResponderExcluir
  9. Primeiramente, adorei o Blog!
    Eu como bailarino posso dizer que sofro muito com o preconceito, ainda mais na minha família.
    Digo tambem que tudo é uma questão de postura, ja que depois que meus pais aceitaram até meu irmão mais novo começou a dançar...
    Se tiver um tempinho, dê uma olhadinha no meu blog.
    http://ponteiradepano.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu tbm sou Bailarino... Minha familia nunca teve preconceito mais quando meus amigos souberam que eu estava dançando Ballet tds eles se afastaram... ai Comecei a Andar com as meninas, foi ai que piorou tudo... rsrs
    Pq minhas amigas falavam de menino o tempo inteiro eu não aguentava mais ouvir mais se não ficasse ali, iria ficar sozinho e não queria ficar só ai "Nem ligava" mais quando chegava em casa chorava muito escondido dos meus Pais !
    Só consegui fazer amizades com meninos 8 anos depois.. a academia onde danço precisava de meninos pra fazer parte de um musical e eu me encarreguei de conseguir, na escola só conversa com um menino que é B.Boy ai expliquei pra ele como funcionava o musical e tal, demoro um pouco mais eu convenci ele de dançar (quando ele soube que iria dançar com as bailarinas... rsrs) ai ele acabou chamando mais amigos dele... (Ps: "que nos festivais da minha cidade eles sempre passavam por min e nunca me comprimentavam, muito pelo contrário") começaram a ensaiar e não conseguiam pegar as sequências direito ai a Professora me levou até eles para explicar como era os passos... Ai comecei a fazer uns "amigos" (ps: "A minha surpresa era quando eles vinham conversar comigo no Intervalo,.. De repente tudo tinha mudado")
    Ai quando o festival passou eles deixariam a acdemia.. Mais acabou que alguns deles ficaram e ganharam bolsa de Dança na Academia... Fizemos uma "Troca" Hj além do Hip Hop eles dançam Ballet, Jazz e Sapateado e eu Ao inverso.. rsrs!
    Na rua aqui na minha cidade depois de 11 anos que danço Ballet baixou muito o preconceito em relação a isso.. Hj tenho muitos amigos e amigas e estou muito feliz !
    dica para os bailarinos(héteros como eu): Viva a sua vida e deixe que tudo vai se resolvendo. óbivio que com muitas barreiras algumas delas difíceis, Mais lembre-se que vc é quem decide o que vai ser ou não, nada e nem ngm muito menos uma modalidade artistica vai fazer com que vc mude o seu jeito de ser e agir !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostei muito da sua história, eu também sou hetero, e vou entrar nesse ano, muitos preconceitos serão enfrentados, mas eu não to nem ai pra isso, eu sei o que eu sou, então pra que ligar pros outros.

      Excluir
    2. Parabéns Anderson, pela sua dedicação ao ballet. Hj eu fiquei super chateada na academia de ballet que minha filha dança. Chegou um menino que queria muito dançar e conversou com a professora, ele deve ter uns 08 anos. E uma mãe de uma aluna fez tanta chacota com esse menino, disse pra ele fazer karatê que homem não dança ballet. Eu fiquei envergonhada pelo menino, tentei explicar que o ballet além de ser um esporte, também é um movimento artistico, que a gente tinha que apoiar, mas a ignorância dessa mãe é tanta que ela falou mais alto: Deus me livre meu filho fazer ballet. Foi ridiculo! E a criança foi pra sua primeira aula de ballet, recebendo essa carga de preconceito já no primeiro dia de aula.

      Excluir
  11. oi. Eu tenho 15 anos e vou entrar no ballet este ano. Eu nem sempre gostei da dança, mas no ano passado eu entrei na dança de rua, e no studio de dança que eu faço, tem ballet também (também tem jazz, contemporaneo, ragga jam e muitas outras), e eu me interessei pela dança. Eu não sou homossexual, muito pelo contrário. E claro que vou sofrer preconceito mas eu não to nem ai, não devo nada pra essas pessoas idiotas que não sabem diferenciar a arte do homossexualismo. Então, meu fod*-se está ligado pra todo mundo que pensar assim. :D
    PS: MENINAS, se quiserem me dizer o que pensam sobre homens no ballet, adc: leonardo_santos_96@hotmail.com, vou afzer um blog e preciso de opiniões.

    ResponderExcluir
  12. a maneira
    mais facil de resolver tudo isso é por nas maos de Deus e deixar que ele tome conta dessas pessoas sem cultura pessa para Deus que de forca assim andaremos dodos de cabeça erguidas com esse lindo e maravilhoso dom que Deus nos deu

    ResponderExcluir
  13. isso é verdade mesmo, eu ja sofri MUITO preconceito da sociedade, tenho 15 anos e sou bailarino clássico, e sou heterossexual, e nao tem nada a ver uma coisa com a outra, o ballet exige muito dos bailarinos, e isso que as pessoas nem param para pensar.

    ResponderExcluir

Sugestões, elogios, críticas, dúvidas, qualquer-outra-coisa-mais? Deixe um comentário! Sua opinião é sempre bem-vinda :)