sábado, 10 de outubro de 2009

Tendinite

Idéias para posts podem vir nas mais diferentes ocasiões. A minha para este veio ao ouvir o médico dizer que eu estou com tendinite no pé. Em tempo de ensaios e mais ensaios, espetáculo e festival chegando, nada mais inconveniente. Mas, pelo menos, a idéia para o post:

Tendinite é a inflamação que acontece nos tendões. Essa inflamação pode ter duas causas. A primeira são esforços prolongados e repetitivos, além de sobrecarga. Essa primeira causa é bem freqüente nas tendinites do ballet... A segunda causa é a desidratação: quando os músculos e tendões não estão suficientemente drenados devido à uma alimentação incorreta e toxinas no organismo, pode ocorrer uma tendinite. A tendinite se manifesta inicialmente com dores e muitas vezes com a incapacidade da pessoa em realizar certos movimentos. A pessoa pode sentir dores ao subir ou descer escadas, caminhar, dobrar os joelhos, entre outras posturas ou movimentos. Inicialmente, a tendinite pode ser confundida com artrite reumatóide. Portanto, há a necessidade de um bom médico para diagnosticar corretamente o problema. Dependendo da natureza e do grau de severidade da lesão, as formas de tratamento vão desde a indicação de anti-inflamatórios até a imobilização do membro afetado (por exemplo, tala ou engessamento). Em primeiro lugar, porém, é preciso repouso. Após um certo período, a pessoa é aconselhada a fazer fisioterapia, para acelerar o processo de cura. Uma das técnicas indicadas para a tendinite é a crioterapia, aplicação de bandagens a temperaturas muito baixas ou bolsas de gelo. Massagens também são indicadas como auxiliares no tratamento. A aplicação local de corticóides é apenas indicada dos casos mais graves.No caso de tendinite de origem química, os médicos indicam uma dieta alimentar especial, para prevenir a desidratação que pode resultar na pouca ou nenhuma lubrificação dos tendões e conseqüente no agravamento da doença. Essa dieta exige a retirada de alimentos ácidos e graxos, incluindo-se a manteiga e o chocolate e as frutas ácidas. Se a tendinite não for tratada em tempo ou da maneira adequada, ou mesmo se a fisioterapia não for feitadurante o período necessário, pode haver seqüelas. A pessoa não tratada pode sofrer uma ruptura do tendão após umperíodo de inflamação mal cuidado. Pode continuar com as dores e se tornar incapaz para o trabalho. Por isso, é importante seguir todos os passos indicados pelo médico para um pronto restabelecimento. Para prevenir a tendinite, não se deve expor-se a grandes períodos ininterruptos de exercício. Uma parada, uma pausa por alguns minutos pode significar um ganho em termos de continuidade em médio e longo prazo. Outra coisa para prevenir a tendinite é ter uma alimentação balanceada, evitando a tendinite química. Por último, vale lembrar que os casos mal curados podem acabar necessitando de cirurgia. Vale a pena, portanto, se preocupar com a prevenção, onde os gastos e o desgaste emocional são muito menores.

8 comentários:

  1. Eu, graças a Deus, nunca tive tendinite, só príncipio de tendinite no pé. Sorte que fui ao médico no início da dor, que era bem forte, porque se não tivesse ido logo, iria virar uma tendinite.
    A dor é muito forte, nossa!
    Muita sorte para você, logo vais estar dando muitas piruetas, fuettes e arabesques por ai!!! =D
    Melhoras!
    Beijos...=****

    ResponderExcluir
  2. Ooooi...
    Passada rapida, só pra dizer pra você passar no meu blog... Tem uns 5 presentinhos pra você

    ResponderExcluir
  3. tenho tido um comecinho de tendinite, mas nems ei se é mesmo. Deu uma dorzinha´essa semana, mas já parou, pelo menos espero.
    Estou meio preocupada com issso, aliás...
    beijos!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. OIOIOIOIOI meninas lindas! (:

    Oi dona do blog , tudo bem?? eu tava pensando em fazer um blog, contando todas a minhas experiencias e tudo o mais sobre o ballet,e se você acc, vou associar o teu blog no meu, mas vou criar ele , lá pra qinta-feira, é que eu vou fazer um layout. Então, entra em contato comigo, tá? vê meu blog tbm. Se tiver msn, me adc aí : ilkacoliver@hotmail.com (:

    beijãaaaaaao e parabéns, seu blog é tudo de bom e fofo!!!

    ResponderExcluir
  6. no caso da segunda opçao da tendinite, é bom evitar comer chocolate, manteiga, frutas ácias e alimentos com ácido graxo... vcs sabem quais alimentos têm esse tipo de ácido? pesquisei em vários sites mas nao encontrei....

    obrigada

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente eu estou com tendinite e para quem nunca teve eu digo que eh horrivel, juro, doi muito e eh muito triste ter que evitar de fazer muuuuuitas coisas do ballet =((((
    E uma dica, se vc estiver sentindo uma dor, a mais leve que for, coloque gelo rapido, e depois procure um medio que vai ser mt melhor... eu por expericencia propria digo isso, pois deixei acumular, pensando que era apenas uma simples dor de fim de dia.. mas com um tempo se tornou em uma tendinite. Mas agora eu estou tratando, fazendo fisioterapia, acupuntura, gelo e passando pomada anti-enflamatoria! Gracas a Deus ta melhorando =)
    Um beijo para todas as bailarinas!

    ResponderExcluir
  8. Talita
    Oi eu sou operadora de máquina e estou com tendinite no punho,cotovelo,ombro,tornozelo e joelho e o pior são nos dois braços e nas duas pernas é muito ruim doi tudo mesmo eu ficando em repouso a dor não para é muito ruim os meu braços ficam fracos e doi muito

    ResponderExcluir

Sugestões, elogios, críticas, dúvidas, qualquer-outra-coisa-mais? Deixe um comentário! Sua opinião é sempre bem-vinda :)