quarta-feira, 30 de junho de 2010

Veganismo e ballet

Oi gente! Quanto tempo, não? Primeiramente, gostaria de dizer que estou muito satisfeita com a participação de vocês mandando sempre muitas perguntas ao formspring (apesar de, às vezes, perguntarem coisas que já respondi). E, também, dizer que fiquei MUITO feliz hoje ao ver que o blog ultrapassou 100 seguidores! Muito muito muito obrigada a cada um desses 100, especialmente aos que acompanham desde o inicinho. Como forma de agradecimento, apesar da falta de tempo estou fazendo esse novo post. Parei de comer carne vermelha há 3 anos e sou simpatizante com a causa vegan (pretendo tornar-me vegan um dia), portanto achei isso um assunto muito importante a ser debatido.

O que todo bailarino precisa saber sobre veganismo?

Ser vegan significa abrir mão de tudo o que possua origem animal. A respeito de alimentação, isso inclui todo tipo de carne, peixe, ovos, leite, manteiga, gelatina, entre outros. Uma dieta vegan te faz sentir mais saudável e puro, podendo também te deixar com mais energia (o que parece ótimo para bailarinos). Mas há alguns fatores a considerar ao se tornar vegan.

- Riscos para a Saúde
Entre 13 e 19 anos, você cresce numa velocidade muito grande, e por isso ter uma nutrição adequada é fundamental. O que você come hoje não vai apenas influenciar o seu corpo agora, mas também prepará-lo para o futuro. Aqui estão cinco problemas que surgem ao se tornar vegan, que você deve conhecer e saber as formas de evitá-los:


FALTA DE CÁLCIO: O cálcio é especialmente importante para bailarinos, pois eles estão mais propensos a fraturas ósseas. Você teria que comer mais de sete xícaras de brócolis cru para obter tanto cálcio quando existe em apenas um copo de leite.

SOLUÇÃO: Meninas entre 9 e 18 anos devem consumir cerca de 1.300 mg de cálcio por dia; Encontre-o no brócolis, couve, tofu feito com cálcio e alimentos de soja enriquecido com cálcio, sucos e cereais. Consulte o seu médico antes de tomar um suplemento de cálcio com magnésio.


BAIXO CONSUMO DE CALORIAS: Como bailarina vegan, você precisa comer mais, a fim de obter a mesma quantidade de calorias. Por gastar muitas calorias dançando, você precisa de mais -e não menos- calorias do que um adolescente normal.

SOLUÇÃO: Comer alimentos altamente calóricos. Além disso, comer sempre amido em todas as refeições, em alimentos como trigo integral, variedades de cereais, massas, pão, arroz ou batatas. E não se esqueça de nozes e sementes.


DIMINUIÇÃO DO TÔNUS MUSCULAR: A proteína é essencial para construir e reparar os músculos e tecidos do organismo, mas vegans não comem carne ou produtos lácteos, que são enormes fontes de proteína.

SOLUÇÃO: Comer nozes, sementes, soja, cereais integrais, lentilha, abacate, azeitonas, ervilhas e feijão preto.


POUCA VARIEDADE: Você precisa diariamente de proteínas de diversos alimentos. Cada fonte de proteína poddui sua própria e única mistura de aminoácidos, então você não pode substituir a proteína da carne simplesmente comendo nozes.

SOLUÇÃO: Faça sempre muitas misturas. Certifique-se de manter sempre um prato bem colorido.


FALTA DE GORDURA: Não ter gordura suficiente na dieta leva à baixa gordura corporal, que pode influenciar os hormônios e o ciclo menstrual. Vegans em geral precisam buscar outras fontes de gordura - bailarinos vegans precisam fazer isso ainda mais.

SOLUÇÃO: Comer abacate e nozes; cozinhar com óleos.


- Por que ser vegetariano? (informações sobre vegetarianismo)

15 comentários:

  1. Oii querida!
    Muito boom esse post' !! Já fui lactovegetariana mas tive problemas com anemia por não seguir direito a dieta, que incluia uma infinidade de cereais, legumes e frutas =P mas adorei as dicas e o blog =DD

    Beeijos, <3

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você voltou! =D
    ADORO seu blog; é sempre muito informativo! Seus posts são ótimos! =D
    Beijos...

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante querida, eu sou vegetariana e realmente faz toda diferença :D
    Beijins.

    ResponderExcluir
  4. Que bom que vc voltou estou muito feliz , amei a postagem muito interessante , passa no meu blog e deixa sua marquinha o endereço é http://eutambmdanoballet.blogspot.com bjs espero sua visita!

    ResponderExcluir
  5. Radical! Permanecer nessa dieta pra sempre, como estilo de vida é complicado, precisa ser BEEEEEM gradativo né!? rs
    Amei achar seu blog!

    ResponderExcluir
  6. oiee...

    adooreii seu blog!

    agora vou visitar sempre que possivel
    ^^
    sou bailariina ha um ano, e vou seguir as dicas...
    beijo

    ResponderExcluir
  7. Gostei da sugestão, mas acho q ñ dá pra mim..rsrs'
    Parabéns pelo blog'

    bj

    ResponderExcluir
  8. quando vais postar mais coisas? =(

    ResponderExcluir
  9. Esse ano infelizmente estou muito sem tempo para postar... Mas quando eu achar alguma coisa interessante ou tiver tempo para pesquisar, eu posto! Enquanto isso tire suas dúvidas no formspring: http://formspring.me/coisinhasb

    ResponderExcluir
  10. "Olá!
    Sei que podes me ajudar! Sou uma bailarina lutando para me profissionalizar, estou a procura de patrocínio e de incentivadores, para ir a um concurso internacional em Córdoba, Argentina, no qual eu fui selecionada pela minha escola.
    Divulgue por favor, no seu blog, ou em qualquer outro meio. Qualquer quantia é aceitável, a meta é R$4.000,00. Deus já me deu a vitória, e você faz parte do plano dEle por está me ajundando!! Mais informações (contatos, n° de conta) no meu blog! Beijos e obrigada!"

    ResponderExcluir
  11. Oi
    Amo seu blog, e estava sentindo falta dos posts. Todo dia eu entrava para ver se tinha algo novo. Mas esse post com certeza compensou o tempo.
    Sou vegetariana desde os 14, hoje tenho 16. E comecei a fazer ballet esse ano. Ballet e vegetarianismo são duas de minhas paixões, e gostei muito de ver esses dois assuntos juntos.
    Também pretendo me tornar vegan em breve, já estou fazendo algumas modificações na minha alimentação.
    Beijos, e por favor, poste sempre que puder!

    ResponderExcluir
  12. Q legal!!! Se der da uma olhada: www.CulinariaVegetariana.com
    Loja c/ livros, chocos veganos (branco inclusivo), camisetas etc. Acho q vai gostar.
    Bjs e boa sorte!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Oiii seu bog é bem legal, depois viisita o meu?

    http://blogdeumagarotaadolescente.blogspot.com/

    Beijos, visita*

    ResponderExcluir
  14. Passando pelos blogs, encontrei o seu e adorei!
    Muito proveitoso esse cantinho, viu?
    =)

    Gostei mesmo...
    -To te seguindo!

    -Da uma passadinha la no meu, tem algumas novidades =)

    bjU

    ResponderExcluir

Sugestões, elogios, críticas, dúvidas, qualquer-outra-coisa-mais? Deixe um comentário! Sua opinião é sempre bem-vinda :)