quarta-feira, 25 de maio de 2011

Usando sua mente a seu favor

Você quase nunca falta as aulas, se esforça o máximo possível ao dançar e para melhorar cada vez mais e não vê os resultados que gostaria? Bem, o problema pode estar na sua mente. Psicólogos especializados em esporte descobriram que os atletas (incluindo dançarinos) devem treinar sua mente, assim como seus corpos. Tente incorporar as seguintes dicas para a sua rotina diária, para um treino corpo-mente verdadeiro:


- Defina metas

Já reparou que, muitas vezes, quando você define metas específicas, de repente você adquire a vontade de alcançá-las? Se assim for, você não está sozinho. Especialistas enfatizam a definição de objetivos a longo prazo (que varia entre três meses a dois anos) e metas de curto prazo (qualquer coisa entre diária a mensal), que sejam desafiadoras, mas realistas.
"Vou participar de um curso intensivo de verão do próximo ano," é um exemplo de uma meta de longo prazo, enquanto os objetivos de curto prazo são os alvos mais imediatos, como se comprometer a melhorar sua flexibilidade através da reserva diária de meia hora para sessões de alongamento, ou a promessa de tentar uma nova técnica de dança a cada mês.


- Seja otimista

Assuma a responsabilidade de se incentivar positivamente. Parabenize-se por conseguir fazer um passo, e se convença a tentar um movimento desafiador mais uma vez. Ao dizer "Eu posso fazer isso", você reconhece que suas metas estão ao seu alcance, tornando mais provável que você consiga executar essa etapa difícil. Otimismo e um saldo positivo mental andam de mãos dadas, já que o seu cérebro libera substâncias químicas de bem-estar chamadas endorfinas, que ajudam você a concentrar-se na realização, em vez de derrota. Uma atitude negativa, por outro lado, apenas prepara-o para o fracasso.


- Visualize

A visualização é a recriação de uma imagem ou experiência na mente, que pode estar ligada a experiências sensoriais, tais como ver, ouvir ou sentir. Especialistas defendem o uso de imagens para melhorar não apenas a execução de etapas, mas também a qualidade do desempenho. Este método pode ajudar a liberar a tensão muscular, fazendo sua dança mais suave e graciosa (liberar tensões também é fundamental para prevenir e tratar lesões).

Outro exercício para fortalecer a conexão entre sua mente e seus músculos é visualizar os movimentos antes de executá-los. Por exemplo, passar por todas as partes de um grand jeté em sua cabeça, desde a decolagem até o pouso. Quando o cérebro imagina seu corpo saltando do chão com as pernas bem abertas, envia pequenos impulsos através do sistema nervoso para os músculos reais usados para executar um jeté. Quando você fisicamente praticar o movimento, seu cérebro vai lembrar de como ele tem armazenadas as instruções para executar o movimento e irá enviar os sinais corretos diretamente para os músculos. Isso até mesmo te deixa disponível para pensar em coisas mais importantes, como a coreografia.


- Mantenha o foco

Se você se concentrar em erros enquanto está no palco, irá desviar sua atenção, o que pode fazer com que sua qualidade, desempenho e emoções caiam. Não importa se você transformou uma pirueta tripla em uma simples, todos os bailarinos cometem erros. Siga em frente como se nada tivesse acontecido, e transmita ao seu público o amor que sente pela dança, e ninguém vai se lembrar do deslize. Você vai parecer mais profissional, também.


(traduzido e adaptado de http://dancespirit.com/articles/1427)

10 comentários:

  1. Ótimo post, adorei! Realmente essas dicas são preciosas!

    Abraços,

    www.bailarinadecorpoealma.blogspot.com

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  2. Eu costumo visualizar os passos antes de executar, e também fico dançando a coreografia na minha cabeça...rss Gosto também de me imaginar no final da apresentação e as pessoas me parabenizando e tal, tudo só no pensamento positivo.
    Abração.

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  3. Nossa, gostei demais!
    Muito bom mesmo!
    E isso tudo é verdade! A mente tem total ligação com os movimentos!
    MANTER O FOCO é essencial!

    Um grande abraço!

    :)
    ballet4everjade.blogspot.com

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  4. Otima postagem, eu amo suas postagens, gostei muito do escreveu, e me defini um pouco. Só não entendi o tema : Visualize, poderia me explicar melhor? obrigada: Sara

    bale-e-poesia-historias.blogspot.com

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  5. O tópico "Visualize" diz que você deve pensar no passo-a-passo do movimento antes de executá-lo, imaginando-se fazendo cada parte dele.

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  6. Olá Barbara, ótimo post.

    Gostaria de saber da autoria do mesmo, vc teria informações? Se tem precisa colocá-las. Vi no rodapé do post o site que o traduziu mas não o nome do autor.

    Sempreprecisamos colocar, vc sabe né?

    Se puder me mande um comment no meu blog,ok?

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  7. escrevendo com os pés3 de julho de 2011 05:38

    Desculpe querida, entendi que o link era somente do tradutor. Obrigada viu, beijos

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  8. Realmente, a mente e o corpo são interligados. É isso que tento passar para as minhas alunas e também me incentivar para continuar a fazer as atividades e estudar. Grnde beijo e visita meu site...

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  9. essas dicas são extremamente úteis para mim,
    AMEEI SEU BLOG !

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  10. Oi acabei de achar seu blog e eu tô amandooo

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