terça-feira, 4 de setembro de 2012

Pulinhos na ponta - Quica quica no calcanhar!

Você está em uma performance de Giselle, observando o saltinho da bailarina na ponta durante sua variação do primeiro ato como se fosse a coisa mais natural do mundo. Mas quando você chega na sala de aula no dia seguinte e tenta fazer, SURPRESA: Você se sente pesada e desajeitada, seus tornozelos torcem e os dedos doem. Dominar pulinhos nas pontas não é tarefa fácil. Quase toda bailarina se sente insegura quando começa a trabalhar nesta parte aparentemente assustadora da técnica clássica. E, se você não se deparou com eles ainda, é provável que isso aconteça em breve, porque eles estão presentes o tempo inteiro: o solo de Dom Quixote no terceiro ato de Kitri, o pas de trois de O Lago dos Cisnes, as variações das fadas em A Bela Adormecida . Mas não se preocupe: Com um pouco de prática e alguns truques básicos, em breve você vai estar no caminho certo para os pulinhos. 


Fundamentos

Quando você saltar na ponta, seus pés e tornozelos devem fazer um "gancho." Para encontrar a forma certa, uma sugestão é ficar de frente para a barra em sous-sus na ponta. Então faça plié sem forçar os pés para baixo. Os pés ficarão engraçados, mas essa é a posição correta.

Uma vez que você entenda a posição dos pés, fique de frente para a barra novamente em sous-sus com o pé direito na frente e faça plié com os pés de gancho. Faça três saltinhos segurando a barra. Repita a seqüência com o pé esquerdo na frente. Quando estiver pronto, tente com changements.

Depois de se sentir seguro pulando nos dois pés, tente uma perna de cada vez, em um arabesque baixinho por exemplo. Afaste-se da barra e estenda a perna direita para a frente, em seguida, faça um piqué na ponta, já deixando o pé no formato de gancho. Segurando a barra, faça um plié profundo na perna direita sentindo a transferência total de peso. Tente ir, aos poucos, quicando nesta posição e, em seguida, mudar de lado.

Uma vez que você se sentir confiante na barra, vá para o centro, mas comece devagar. Mais uma vez, domine pular com os dois pés antes de tentar em um pé só.


Dicas Gerais

- Concentre-se em contrair glúteos e abdômen e alinhar os ombros sobre os joelhos e dedos dos pés, o que mantém sua estabilidade.

- Pense em todo o corpo, em vez de apenas no pé de base. O segundo que você pisa na ponta é quando a tensão fica aparente. Coloque um pouco do peso em suas coxas, levantando as costas e tirando o peso unicamente do pé. Um plié, macio e flexível também ajuda o salto a parecer suave.

- Se você deve se mover durante os saltos, tome cuidado para não ir muito longe e muito rápido. É mais fácil perder o controle e cair quando você está tentando ocupar muito espaço, porque a sua parte superior do corpo fica à frente de seus pés. Vá devagar.


Adicionando elegância

Depois de ter dominado os fundamentos do pulinho na ponta, pense na elegância da parte superior do corpo. Se você estiver usando uma saia longa, brinque com ela. Se a parte de cima do seu corpo estiver bonita, com um port de bras limpo e um rosto relaxado, o passo como um todo já vai parecer melhor e a atenção do público ficará menos voltada para o pulinho em si.  Pense no pulinho como parte da dança em vez de um passo isolado assustador. Se você parecer estar se divertindo, o público vai se divertir também.

Exercícios de fortalecimento

Experimente estes exercícios para melhorar seus saltos na ponta:

• Use uma faixa de látex de exercício (theraband) para trabalhar os metatarsos e tornozelos. Sente-se com uma perna estendida na sua frente, estique a faixa ao redor da planta do pé e dos dedos dos pés e use as mãos para puxar as extremidades da faixa de volta para você. Lentamente estique e flexione seu pé, utilizando a resistência da faixa para trabalhar seus metatarsos. Então alterne entre deixar o pé esticado e em foice contra a faixa para desenvolver tornozelos mais estáveis e fortes.

• Fortaleça o abdômen, fazendo abdominais ou Pilates. Isso ajuda a sustentar o corpo e aliviar a pressão sobre os dedos.

Dica: Se você vai fazer um monte de pulinhos na ponta, tente endurecer as pontas das sapatilhas, costurando um círculo de linha grossa em torno da ponta de cada uma ou aplicando cola no interior da caixa de gesso. Mesmo se você geralmente gosta de dançar com sapatilhas macias, vai valer a pena pelo apoio extra.

7 comentários:

  1. Nossa, amei essas dicas!
    Estava doida para saber como fazer. Eu já sou uma negação no balloté nas pontas, pareço uma pata. Haha.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Oi flor ! Lindo seu blog , tá de parabéns flor !
    Continue sempre assim , amei o post ! Sucessos ...
    Já estou te seguindo, retribui lá flor ! Novo post no blog ! E muito divertido ! Beijos !
    http://elimeirenavarini.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, amei o blog, amei as dicas.

    Mas tenho uma pergunta a fazer, e não tem nadaa ver com os saltos desta matéria não.é q sou professora a mais de 20 anos de ballet,tenho uma academia na minha casa mesmo, dou aula para crianças carentes no bairro em q moro aqui em Minas.

    O problema é q tenho uma aluna q fica dando opiniões nas coreografias já prontas, e ontem dei uma cortada nela, o que você acho q devo fazer?

    Tenho muita raiva porq não é tão simples assim montar um monte de coreografias, no meu caso estou preparando mais de 15, aí depois q está pronta fica dizendo assim:"Isso não combinou", tá q a gente tb deve escutar as ideias das alunas, mas a ponto de me criticar, acho isso um pouco demais.

    quem quiser me responder pode ser por aqui ou pelo email:

    d.paulafamily@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivian, desculpa a intromissão o blog nem é meu kkkkkkkkk mas sou professora tbm a pouco tempo e aluna ainda... É bom pq assim vemos os dois lados da moeda, eu sempre falo quando não concordo com algo, porém sem ser chata e inconveniente né? Se não concordo com alguma coisa, chego na minha prof. e falo sem fazer alarme pra todo mundo... E deixo minhas aulas bem abertas a sugestões porém a última palavra é minha se não vira bagunça concorda?

      Excluir
  4. Sorteio no blog agora..corre lá
    http://sonhodeumabailarina.blogspot.com.br/2012/10/dream-of-ballerina-e-cinemark.html

    ResponderExcluir
  5. Querida gostaria de compartilhar esse post na minha fanpage....tudo bem?

    ResponderExcluir
  6. Olá! adoramos seu blog, dá uma passadinha lá no nosso: http://sentindoadanca.blogspot.com.br/ obrigada, bjs
    Se puder e quiser curtir no face: http://www.facebook.com/SentantLaDanse

    ResponderExcluir

Sugestões, elogios, críticas, dúvidas, qualquer-outra-coisa-mais? Deixe um comentário! Sua opinião é sempre bem-vinda :)