terça-feira, 26 de maio de 2009

Fouettés italianos

Primeiramente, me desculpem pelo loooongo tempo sem postar! Pra compensar, hoje eu vou postar um texto GIGANTE, que tive muito trabalho para traduzir e adaptar de um site em inglês, mas achei que valia a pena por ser muito interessante. Tenham um pouquinho de paciência pra ler e desfrutem!

Dominar fouettés italianos consecutivos pode parecer um desafio monumental, mas toda bailarina que almeja o papel principal em clássicos como Paquita sabe que deve vencer esta difícil etapa. Seguem alguns conselhos sobre como realizar fouettés italianos com confiança.
Fouettés italianos começam com um relevé développé écarté devant, seguido por uma passagem através da primeira posição virando para a diagonal de trás e um fouetté para trás parando em atitude croisé.
Não se assuste com o passo só por parecer complicado, é basicamente uma questão de juntar os passos que você já conhece.
Para praticar os fundamentos, você pode treinar uma parte da sequência na barra. Inicie em plié sobre o pé esquerdo com o pé direito estendido devant, mão esquerda sobre a barra, e depois gire 180 graus passando a perna para attitude, recuperando a barra com a mão direita. Uma vez que você se sinta confortável executando o passo sem depender muito da barra, avance para o centro.
É recomendado, também, praticar releves consecutivos no centro, em um pé, para construir a força necessária para vários fouettés. Experimente diferentes posições, de coupé para arabesque, sempre mantendo o apoio no seu eixo. Também pode ser útil começar trabalhando o passo em meia ponta antes de tentar na ponta
Os relevés em écarté e em attitude atrás podem ser a formulação de partes de um fouetté italiano, mas é preciso prestar atenção à ligação entre os passos.

No que é necessário prestar atenção durante a execução do passo:
-A passagem pela primeira posição após o developpé, com ambas as pernas, em demi-plié e quadril alinhado.
-Não deixar cair as costas durante as transições, tornando mais difícil voltar para a ponta no próximo relevé. Manter a energia do corpo levantado, mesmo em plié.
-Completar cada rotação antes de avançar para a próxima. É necessário dar a volta inteira, até o término em um belo attitude croisé. Não fazer isso torna mais difícil iniciar o próximo relevé, além de criar uma imagem esteticamente ruim para a platéia.
-Focar na perna de base, não apenas na perna que está sendo trabalhada. Quando você faz o fouetté attitude, você também deve girar o interior da coxa na perna de base para sustentar a posição. Certifique-se de sua coxa de base está en dehors e se o seu calcanhar está girando durante cada relevé.
-Manter o movimento suave. O port de bras deve estar coordenardo com as pernas, tronco e pés, de forma que os braços complementem e auxiliem o passo. Além disso, certifique-se de girar os ombros com cada fouetté. Há uma tendência, de quando o passo vira à esquerda, por exemplo, o ombro direito ficar para trás.

Como acontece com qualquer passo difícil, realizar fouettés italianos é, em parte, cerca de acreditar em si mesmo e transpassar barreiras psicológicas. Perca o medo. Domine-os e aprecie-os. Trabalhe praticando insistentemente para ambos os lados, não apenas para o lado da sua melhor perna.
Além disso, não desanime se você não pode executar 32 seguidos imediatamente! Comece com apenas algumas repetições até que você possa criar força para fazer mais. Este é um passo avançado que exige consciência, força e coordenação. A dança é cheia de desafios, e isto é algo interessante. Ataque-os com esperteza, entusiasmo e determinação.
(tradução e adaptação do site http://www.dancespirit.com/articles/830)

7 comentários:

  1. olha, a gente nao pode dizer q eh fácil fazer... mas eh possível sim! hehe... valeu pelas dicas!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Ai, os gran fouettés, são lindos! Obrigada por essas preciosas dicas! Vão valer muito!!

    "A dança é cheia de desafios, e isto é algo interessante. Ataque-os com esperteza, entusiasmo e determinação. " - Obrigada por isso também, vou escrever no meu caderinho de ballet!


    Beijos e sucesso

    ResponderExcluir
  3. Nossa, até na teoria é complicado... hahahaha!

    Mas as dicas foram valiosas, além do vídeo maravilhoso que ainda tirou uma dúvida minha: eu achava que pra passar do develope pro attitude tinha uma batidinha do chão, como no flic flac! Vou tentar fazer o passo com base nas suas dicas, vamos ver se melhora!

    Adorei o blog! Se puder, passa no meu depois: www.lavieenpointe.wordpress.com ! =)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. De nada Sabrina, poder ajudar é um prazer :D Aliás, acho que vou copiar sua idéia de fazer um caderninho de ballet, gostei *-*

    Renata, não tem batidinha, só passagem pela primeira posição no plié! As dicas melhoram sim, pelo menos pra mim ajudaram, hehe :P Já visitei seu blog :) Beijão!

    ResponderExcluir
  5. MEU NOME E ARIANE TENHO 10 ANOS FAÇO BALLET A 3 ANOS E JAZZ QUASE 1 AMO A DANÇAA !! BOM ENSAIO PARA VOCES ! EDDA [ESCOLA DE DANÇA ALICE ARJA }

    ResponderExcluir
  6. lindos fouettes ... visita : www.youtube.com , escrevendo "alyssa springer" ''' e lindoo*

    ResponderExcluir
  7. Gostei das dicas..
    vou colocas em praticas..
    valeu

    Cynthia Ribeiro

    ResponderExcluir

Sugestões, elogios, críticas, dúvidas, qualquer-outra-coisa-mais? Deixe um comentário! Sua opinião é sempre bem-vinda :)