quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Ser ou não ser bailarina, eis a questão

Esse post foge um pouco do padrão de textos desse blog. Não é uma dica, nem uma curiosidade, nem nada do gênero. É um desabafo meu como bailarina, e acredito que algumas de vocês irão se identificar (e outras, provavelmente, irão discordar).

Nos últimos dias (ou semanas ou meses) comecei a notar que eu simplesmente... cansei de ballet. Mas... e aí? Não que eu eu não ame, eu amo, mas eu cansei. Não vejo mais tanta graça em fazer coque, nem tanta beleza em meia calça, nem poesia na dor. Não acho mais as dificuldades estimulantes, e se tem uma coisa faltando é estímulo. O problema é largar tudo, é nunca mais calçar uma sapatilha de ponta e amarrar a fita de cetim, nunca mais vestir uma meia calça e se sentir meio boneca, nunca mais andar na rua de coque e ser olhada meio torto, nunca mais adorar encontrar coisas de ballet pra vender, nunca mais ir experimentar a roupa, nunca mais vestir um tutu maravilhoso e se sentir princesa, nunca mais dizer "Eu sou bailarina". Como largar aquilo pelo que eu mais sou conhecida? Não ser mais a bailarina da turma, nem a bailarina da família, nem a bailarina de si mesma. E o que fazer com o meu quarto lotado de coisas de ballet? O problema de largar o ballet não é largar o ballet. É largar o ser bailarina. Porque, infelizmente, não dá pra ser bailarina sem estar todos os dias se matando nas aulas, se acabando em ensaios intermináveis, estragando o cabelo em coques, passando por mil crises e estando sempre com dor. Infelizmente não dá pra simplesmente calçar a sapatilha de ponta, usar um tutu bandeja quando tiver vontade, e dizer que é bailarina quando bem entender. Infelizmente eu não nasci pra ballet. Mas tenho certeza que nasci pra querer ser bailarina. E disso, não sei se felizmente ou infelizmente, eu não consigo cansar.

25 comentários:

  1. Adorei seu desabafo!
    Olha, eu também estou passando por uma crise difícil na vida: o colégio, o curso de inglês e o ballet estão me deixando louca, são muitas responsabilidades; a pressão é quase insuportável!
    O ballet é a minha vida, praticamente! É aonde eu me encontrei. Mas é claro que às vezes você cansa e quer parar com tudo pelo menos 1 semana, isso é normal! O ballet não é uma coisa linda de fazer como muita gente pensa, pelo contrário: ele te desgasta, te cansa, te deixa com dor. Mas o amor supera tudo! =]
    Beijos...

    ResponderExcluir
  2. Verdade, concordo com a Isabela, mas te digo uma coisa, ´somente quando estou no ballet consigo esquecer de tudo, talvez porque tenho que pensar em fazer tudo direito. Mas olha, eu também as vezes ficou um pouco triste com a rotina e se esse é o seu problema, falte uma semana, não sei quantas aulas por semana você faz, ou talvez duas semanas, que quando voltar, você vai voltar melhor. Já pensei isso algumas vezes, mas sempre algo acontece e eu tenho que faltar por alguma razão... Na aula seguinte, eu volto melhor...

    Beijos... :)

    ResponderExcluir
  3. ai, ai, ai menina.......................você pode parar de fazer ballet por 10 anos, mas NUNCA deixará de ser bailarina. Seu coração está marcado desde o primeiro dia em que colocou a mão na barra 5, 6, 7, 8 para todo o sempre.

    Beijos bailarina :)

    ResponderExcluir
  4. Deixa eu acrescentar uma coisinha... Ser bailarina é ser você, uma vez, eu fui num médico de bronquite, e pela minha maneira de apertar a mão a médico já disse que eu era bailarina. Detalhe: Eu não punha uma meia calça de ballet fazia mais ou menos um ano...
    Então é isso... Se o ballet hoje faz parte de você, ele sempre fará...
    Beijos
    PS: Antes que alguém se pergunte, sim eu amo reticências...

    ResponderExcluir
  5. Caramba,me emocionei bastante,me identifiquei muito com o q vc escreveu.minha história com o ballet nem eu entendo,por que é uma coisa q eu amo tanto mas de uns anos pra cá ñ tô conseguindo me entender com ele ,ñ consigo prestar atenção na aula nem fazer os passos direito,e ñ é pq eu ñ queiro ,eu qro muito,me esforço bastante,mas ainda asssim ñ dá...Eu ñ consigo imaginar minha vida sem o ballet,é tudo pra mim,quando eu li isso de ñ ser mais a bailarina da familia ,t olharem torto na rua quando vc passa de coque,nunca mais botar sua sapatilha ou meia,etc,nem posso pensar nisso,me deixa muito abalada...Estou passando por uma fasa muito triste na minha vida com o ballet,por favor se alguém puder me ajudar com palavras me add no msn:danitellab@hotmail.com

    BJS de uma Bailarina desesperada

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. sinceramente,ser bailarina é diferente de querer dançar ballet.
    Faço ballet á dez anos e nunca senti vontade de largar o que eu mais amo fazer.
    Isso é uma questão de tempo,o tempo passa a gente se enjoa de fazer as mesmas coisas todos os dias.
    Mas com o tempo nós nos acostumamos...

    ResponderExcluir
  7. essa fase passa, sério. Assiste uns vídeos, veja fotos, se empolgue e dance. Esqueça o espelho por um tempo. A professora tá gritando? Ah, deixa ela. Fica assim até voltar ao normal... Amiga, você é bailarina.

    ResponderExcluir
  8. Vou começar a fazer balé no proximo ano e to com muito medo de começar e não aguentar a rotina, eu tenho um montão de coisas para fazer, tenho teatro, escola, dança da escola, teatro da escola e dai mais o balé eu nao sei se eu vou me acustumar eu quero muito conseguir me organizar, mais eu to perdendo minha vida eu não mecho mais no computador quase nao vejo mais tv não saio mais com minhas amigas e nao faço mais nada que eu vazia antes, e imagina quando eu começar a fazer balé! Vai ficar um quaos na minha vida. Eu amo demais balé e quero fazer, mais estou com medo de começar a fazer e nao der certo e se eu parar uma vez minha mãe não vai deixar eu entrar de novo vai disser que eu não consigo me organizar e que eu não posso fazer mais balé.
    Mais eu acredito que o meo amor pela dança vai ser forte e eu vou aguentar a presão e tudo...

    ResponderExcluir
  9. Eu já cansei algumas vezes do ballet, por mil motivos. Mas como a "escrevendo com os pés" disse aqui, nunca deixamos de ser bailarinas. E, ao contrário do que muitos dizem, não acho que ballet tenha de ser sinônimo de sofrimento. Respeito o seu momento. Se está cansada, descanse. Quando quiser, volte. Porque amor não é constante, ele é montanha-russa, e só por isso sobrevive.

    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  10. adorei o desabafo , e senti uma necessidade de responder entao , aqui to eu :B entao amr , vou falar com um exemplo : um casal de namorados suuper apaixonado decide se casar , eles casam e tal , continuam apaixonados , dai passa um tempo , e nao eh aquela mesma paixao.. mas por se amarem muito , continuam casados e felizes ; Eu tambem passeipela mesma situaçao (e estou passando ainda , na verdade) mas eu acho que seja ainda ama , como disse , deve seguir seu coraçao . E como a cassia dise , eh uma montanha-russa ; Mas nao desconsidere a possibilidade de voce poder seguir outra carreira (por mais que isso doa . em mim doi quando penso a respeito , mas devemos ser maduras o suficiente pra considerar a possibilidade ) mas fica tranquila , eu penso que se for pra ser isso , vai ser , e se nao for , seu rumo vai mudar . Descansa que voce acha a soluçao .

    beijaao :*

    ResponderExcluir
  11. to aqui de novo arrumando meu comentario ¬¬
    adorei o desabafo , e senti uma necessidade de responder entao , aqui to eu :B entao amr , vou falar com um exemplo : um casal de namorados suuper apaixonado decide se casar , eles casam e tal , continuam apaixonados , dai passa um tempo , e nao eh aquela mesma paixao.. mas por se amarem muito , continuam casados e felizes ; Eu tambem passei pela mesma situaçao (e estou passando ainda , na verdade) mas eu acho que se ainda ama , como disse , deve seguir seu coraçao . E como a cassia disse , eh uma montanha-russa ; Mas desconsidere a possibilidade de voce poder seguir outra carreira (por mais que isso doa . em mim doi quando penso a respeito , mas devemos ser maduras o suficiente pra considerar a possibilidade ) mas fica tranquila , eu penso que se for pra ser isso , vai ser , e se nao for , seu rumo vai mudar . Descansa que voce acha a soluçao .

    beijaao :*

    ResponderExcluir
  12. Eu também sinto isso e toda hora, por conta das dificuldades de ser ballerina, penso se é isso que eu realmente quero... mas quando eu começo a dançar nada e nem ninguém pode me convencer de que eu não sou uma ballerina e que não é aquilo que eu quero.

    Te desejo muita força, pois é realmente dificil
    E sempre que você estiver cansada de tudo isso
    feche os olhos, esqueça de tudo e dance... aí o seu coração vai tirar todas as suas dúvidas

    Ah! E sempre que precisar é só falar que vai ter milhares de pessoas (inclusive eu ;D) pra te ajudar.

    Bjuuus e adorei o seu blog
    =****

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. eu me identifiquei totalmente!!!
    eu parei de fazer balett ha uns 3 anos e to louka pra voltar...
    mais to com medo de q isso de n conseguir aguentar todas minhas tarefas diarias e minha falta de tempo me façam largar td de novo...eh tao dificil n ser + vista como bailarina, e como vc disse n ser olhada torta no meio da rua por estar com um coque e td +....
    eh isso.bjss

    ResponderExcluir
  15. eu me identifiquei totalmente!!!
    eu parei de fazer balett ha uns 3 anos e to louka pra voltar...
    mais to com medo de q isso de n conseguir aguentar todas minhas tarefas diarias e minha falta de tempo me façam largar td de novo...eh tao dificil n ser + vista como bailarina, e como vc disse n ser olhada torta no meio da rua por estar com um coque e td +....
    eh isso.bjss

    ResponderExcluir
  16. que perfeito isso, sério, exatamente isso que acontece

    ResponderExcluir
  17. eu tambem sou bailarina.....mas estou cansando,nao de dançar, pois é a coisa q eu mais amo;é q minha sapatilha de pontas acabou quebrando, desde entao nao axo mais nenhuma que funcione...e agora mes q vem tenho um festival, e vou dançar em pontas....só q to com muito medo de nao conseguir por causa da sapatilha!!! estou perdendo a vontade de dançar em pontas....axo q vou voltar para a meia ponta....shshshs

    ResponderExcluir
  18. ola me chamo karol e tenho 17 anos,bom eu acho que vc deveria agradecer a deus por ter tido essa oportunidade,meu sonho sempre foi ser ailarina e nunca pude daria a minha vida pra subir na sapatilha de ponta eu choro toda vez que eu lembro que não vou poder realizar meu sonho...pense nisso e se vc poder me ajudar de qualquer forma com dicas qualquer coisa pois eu ainda tenho esperança!bjisss

    ResponderExcluir
  19. dancei durante 9 anos na minha antiga escolinha... dança contemporânea... desde que parei... isto é... à dois anos, sinto falta demais dos treinos, dos espectáculos, de sentir aquelas dores todas no corpo depois daqueles treinos a doer (ihihih mas elas passavam logo quando começava a dançar). só deixei a dança porque tive que estudar para mais longe... porque se pudesse escolher não sairia daquela vida nunca... não devemos desistir de uma coisa quando não conseguimos passar sem ela um único dia :) bjinhu!

    ResponderExcluir
  20. olá... adorei o teu texto.. comigo passa-se o mesmo.. há 3 anos que ando no ballet contemporâneo. A minha professora diz-me para eu desistir para não sonhar alto de mais. No ano passado comprei umas pontas e levei para a aula para a professora me dizer o que achava, e ela disse para eu desistir, o que é certo é que passado 6 meses de começar na ponta, fiz uma coreografia em ponta para a minha escola. sinto-me frustrada em casa aula que termina, e não sou reconhecida pelo meu esforço e trabalho. sinto-me triste quando me deito na cama e vejo os meus joelhos cheios de feridas e os pés a doerem imenso.. Gostava de dançar a vida toda, e quando digo isto é mesmo a serio, a vida toda... ser feliz a dançar... o palco é o meu mundo... só preciso que alguém me de uma oportunidade para eu poder aprender e surpreender e não estarem-me sempre a cortar as pernas. =(

    ResponderExcluir
  21. Poorraaa meeo abri o seu blog com este problema na cabeça estou passando por isso tbm! muita pressão! notas de escola e ballet faço ballet a 8 anos e 4 vzs por semana e nao qero desistir minha mae me presiona para minha nota ser boa na escola aff's e agr?? o q faço??

    ResponderExcluir
  22. Socorrooooo!
    Meu nome é Carolline,sempre quis ser que nem as minhas primas mas elas eram muito boas dançando e eu parecia mais um robô dançando. Passaram se 3anos eu em minha casa comecei a treinar e hoje em dia sou uma bailarina. Mas,amanhã é a seleção de dança do tabernaculo da minha igreja,hoje cheguei da escola e deu uma tristeza..to chorando muito e to com muito medo de não ser selecionada.. E se eu não for,enfim sou capaz de morrer. Me ajudem.. Meu msn:carolinesouza18@hotmail.com
    me adicione,to precisando de uma amiga

    ResponderExcluir

Sugestões, elogios, críticas, dúvidas, qualquer-outra-coisa-mais? Deixe um comentário! Sua opinião é sempre bem-vinda :)