sexta-feira, 29 de junho de 2012

Um apelo aos jovens

Chega a ser cômico eu, com 18 anos, me referir a alguém como "jovem" e não me incluir na lista. De fato, essa lista é restrita demais. E é especificamente por essa restrição que eu escrevo esse texto. É que eu, repentinamente, me dei conta que nunca mais terei de volta os anos que poderia ter dedicado a me tornar a bailarina que eu queria ser. Sim, é claro, posso fazer ballet para adultos um dia. Mas, me desculpem os hipócritas, não é a mesma coisa. Não só pelas possibilidades que diminuem drasticamente, mas porque depois de certa idade há uma vida a ser coordenada. E coordenar uma vida dá um trabalho que ninguém tem noção aos 13 anos de idade (receio que nem eu tenha ainda). Coordenar a própria vida nos tira o tempo pra viver de verdade. O amor pode sim ser o mesmo. O amor tem chance de ser quase sempre maior. Porque em todos os corações de uma sala de aula adulta há uma vontade, triste e sufocantemente contida, de ter mais uma vida e não fazer nada exceto dançar até o corpo começar a endurecer. Até o coração começar a endurecer. Até a vida começar a endurecer.
Dancem, mas dancem com tudo o que puderem. Dancem com a dedicação que o fariam se não houvesse outra chance de fazê-lo. Não há outra chance. Supere aquela preguiça que te faz faltar as aulas pra ficar deitada na cama fazendo qualquer coisa que você vai ter a vida inteira pra fazer. 
Seja a bailarina que você quer ser. Hoje. 

(e quem sabe isso diminui a minha dor de não ter sido)

14 comentários:

  1. Faz tempo que eu não entrava aqui, mas entrei na hora certa! Muitas vezes sentia muitaaa preguiça em frequentar as aulas e tudo mais a algum tempo atras, mas durante uma avaliação ano passado sofri uma lesão e tive que ficar 5 meses, CINCO MESES totalmente parada. Foi terrivel e agora que voltei (duas semanas) estou com tanta garra porque senti muita falta mesmo de dançar. Temos que dar valor mesmo que jovenzinhas ou velhinhas porque nenhum tempo volta, é único!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto, mesmo!
    Só tenho realmente medo de não ter a chance de sê-lo, nem com a pouca idade que tenho.

    ResponderExcluir
  3. Entendo perfeitamente sua aflição! Eu tenho 16 anos, ainda danço, porém a cada ano que passa eu ja me sinto mais impossibilitada de nao alcançar meu sonho, de ser uma grande bailarina.Fico triste com aquelas pessoas que tem a sorte de fazer aulas de ballet e nao dao valor. Há dois anos eu me apaixonei perdidamente pelo Ballet Classico. Entao, foi quando tomei a decisao de aprender a dançar ballet, sozinha. Pois minha mae nunca teve condiçoes financeiras de pagar aulas pra mim. Assim, ainda me sinto uma guerreira por ter chegado e saber o que eu sei do ballet. Muitas pessoas que me veem dançar, acham lindo. E quando digo que nunca fiz aulas, a metade nao acredita. Penso muito parecido como vc.Sei que posso fazer aulas de ballet para adultos, mas eu sei que nao vai ser a mesma coisa. Luto todos os dias com o fantasma da velhice e da impossibilidade, pois nao tenho biotipo de uma bailarina, ou seja, tenho muuuito volume, e infelizmente sei que por mais que eu tente fazer aulas a essa altura do campeonato, nao serei bem sucedida.
    Enfim, vc que dança, aproveite o maximo. Dance muito, pratique, ensaie bastante, nao tenha preguiça, pois as oportunidades que vcs tem, muitos gostariam de ter.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode me mandar algum vídeo seu dançando balleT?

      Excluir
  4. Linda sua história, Juh Maria. Você tentou procurar saber sobre academias que dão bolsas para pessoas necessitadas? Pode-se encontrar. Boa sorte na sua caminhada na dança, parabéns pela iniciativa e persistência. Beijão.

    ResponderExcluir
  5. Nossa...
    Conheci seu blog agora, e entrei aqui só para ver a posição da mão no balé, por que eu estou com uma super vontade de aprender a dançar balé.
    Mas estava me perguntando: Faço ou não faço? Admiro muito o balé, quis fazer desde meus 10 anos, e meu pai sempre falava que não, que eu ia ficar magérrima e não me queria assim, e finalmente, três anos depois, eu o convenci, mas não estou mais certa se é isso que eu quero. Depois que li este texto, fiquei mais incentivada, e sim, eu vou fazer balé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho 14 anos e comecei a dançar ballet ano passado,mas desde pequena eu sonho em fazer.Eu dou o máximo de mim e no próximo ano vou usar ponta e fazer dois níveis.
      Você quer mesmo dançar ballet? É muito puxado, é só pra quem ama e se dedica mais que tudo.Com o tempo você vai começar a ficar neurótica pq vai querer ser sempre perfeita. Mas é incrível. Faça mesmo.

      Excluir
  6. UHUUUUUUL! Que legal Laura!! Fico muito feliz com esse tipo de comentário :)

    ResponderExcluir
  7. Sei que o post não é mais recente, mas vou comentar mesmo assim. Tenho 19 anos, fiz ballet quando tinha 6 anos mas parei. Decidi voltar ano passado, com 18, em um curso para adultos. Obviamente, sou a mais nova da turma, todas as outras pessoas já são formadas em alguma coisa, tem um emprego, casamento, filhos, enfim. São adultos na prática e fazem aulas de ballet como um hobbie. Desde o momento em que voltei às aulas, senti aquela paixão irresistível, irreconhecível, inegável, incomparável mesmo. Tão forte que quero ser bailarina profissional, mesmo já estando começando uma faculdade. A maioria das pessoas não acredita que eu vou conseguir, mas sinceramente, não preciso que elas o façam. Só preciso da minha dedicação, que tenho de sobra. Vou fazer uma audição para o curso profissionalizante de ballet clássico com 21 anos (é a idade limite na escola) e estou treinando MUITO para isso. Pela idade, tenho que fazer prova para entrar em um nível relativamente avançado, que as bailarinas que dançam desde criança chegam com cerca de seis anos de treinamento diário. Meu desafio é conseguir o mesmo nível em um ano e meio, mais ou menos. Comecei a trabalhar para pagar minhas aulas de ballet (meus pais não queriam pagar, então eu corri atrás). Mesmo ganhando muito pouco (monitoria é foda, haha), gasto mais da metade do salário só com aulas de ballet. Treino todos os dias em casa, alongando e fazendo exercício para força. Pode até ser esquisito ler isso, mas tenho até um pouco de inveja (boa, haha) de você por ser um ano mais nova que eu. Mesmo assim, mesmo vendo que minhas chances não são grandes, eu não vou parar um dia até que eu consiga o que quero. Se não conseguir, pelo menos não vou morrer pensando se poderia ter sido diferente se eu tivesse me esforçado mais. Com esse comentário gigante e atrasado em relação ao post, quero dizer: NÃO se considere derrotada. Seja pela idade, seja pelo dinheiro, seja pelas oportunidades que não chegam a você. Acredite, se você quiser uma coisa do fundo da sua alma, absolutamente nada vai te deter de correr atrás. Então, se você realmente quer isso, corra atrás. Sem olhar pra trás, sem duvidar de si mesma, sem ficar com medo de levantar se cair. Levante, mire a cabeça e gire! Haha. Siga seu sonho, for gods sake. Você ainda pode ser o que quer.
    Carolina :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei a sua história e me identifiquei bastante com sua determinação. Eu comecei tarde também,relativamente falando. Mas eu sou sortudo pq tenho a minha avó que me apoia e paga as minhas aulas de ballet,a farda,os figurinos,as sapatilhas.Sou muito grata à ela.

      Excluir
  8. Carolina, muito obrigada pelo seu comentário. O engraçado é que, apesar de "atrasado", ele veio na melhor hora possível: estou pensando em voltar pro ballet. E vou considerar isso um sinal de que devo mesmo fazê-lo. Boa sorte na sua luta e parabéns pela determinação, espero que você alcance seu sonho. Quando alcançar, deixe seu depoimento aqui :)
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  9. Vc viu o post que coloquei outro dia? Voltei pro ballet aos 46 anos de idade ! Tenho musculos extremamente definidos , pés fortes, treino diariamente ! É claro que não vou ser uma prima ballerina, mas professora de ballet com certeza! Vc, em seus 18 anos é apenas uma menina! Com empenho vc conseguirá sim , ser bailarina profissional ! Treine muito ! Esqueça todo o resto ! a não ser a faculdade é claro! Eu sou casada, tenho um filho e eles entenderam que eu não poderia mais cuidar da casa ou deles ! Vivo somente para o ballet ! Eles ficaram felizes e orgulhosos por eu ter perseguido meus sonhos! Me ajudam , vão me ver dançar , ficam de pé , aplaudem e gritam :Bravo! Obrigada pelas dicas para saltos . Já estou praticando ! Bjs no coração !

    ResponderExcluir
  10. A vida é muito mais do que dançar.

    ResponderExcluir

Sugestões, elogios, críticas, dúvidas, qualquer-outra-coisa-mais? Deixe um comentário! Sua opinião é sempre bem-vinda :)