domingo, 22 de março de 2009

Nunca é tarde para ser feliz

Uma das perguntas que eu mais ouço e vejo em comunidades ou coisas relacionadas a ballet é "Estou muito velha para começar?". Bem, aqui começa a minha opinião. Eu comecei a fazer ballet com 13 anos. Eu acho que não seria tarde pra começar a fazer qualquer outra coisa, mas pra ballet é. Algumas -e não são poucas- bailarinas já são maravilhosas com 13 anos! Já fazem todas as coisas que, por enquanto, eu apenas sonho em fazer. Mas eu acho que começar tarde tem um lado positivo enorme. As bailarinas mais apaixonadas que eu conheço começaram tarde. Ainda que tudo pareça impossível demais, a gente segue em frente por amor. E o amor, que é a verdadeira essência de qualquer tipo de arte, não tem limite de idade. Junto a cada barreira que surge, surge também a satisfação de lutar e superar. É uma coisa que prende. Se fosse fácil não teria graça. Eu acho que, se eu tivesse começado cedo no ballet, já teria largado há muito tempo, como eu larguei a grande maioria das coisas que eu já fiz na vida. Mas é por ser tão difícil, tão ingrato, é que se torna desafiador. E desafios mantem os seus pés no chão, ao mesmo tempo que te permitem voar cada vez mais alto.

"O maior prazer da vida é fazer o impossível"

21 comentários:

  1. Oii, adorei seu blog! Entro aqui todo dia, mas não estava conseguindo comentar!
    Também comecei o ballet tarde, com 17 anos! Faz 3 semanas que comecei e já estou completamente apaixonada! Concordo com vc, quem começa mais tarde tem mais dificuldade, mas nossa vontade e certeza é muito maior! Fiz ballet quando pequena mas larguei por não levar a sério, por não ter maturidade pra entender... não me arrependo de não ter feito antes, tenho certeza que comecei na hora certa pra mim!
    beijoss

    ResponderExcluir
  2. Ooooi! =) Que bom saber que gostou *-* Pois é, algumas pessoas consideram ballet como coisa de criança, mas é preciso ter muita maturidade pra "entender" esse mundo e aproveitá-lo com toda a paixão possível! Boa sorte na sua vida bailarinística, e volte sempre! Beijão =)

    ResponderExcluir
  3. Vim parar aqui sem saber como e acabei lendo sua mensagem. Mesmo não sabendo nada de dança, admiro sua coragem e talvez compartilhe um pouco dela em outro ramo, a música. É raro para mim encontrar pessoas que pensem assim. Bom te conhecer, pena não saber quem você é. ^^

    Um abraço, e toda sorte do mundo.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela visita e pela admiração! Toda sorte pra você também =)

    ResponderExcluir
  5. Bom pode ser tarde dependendo do objetivo da menina naum eh mesmo? mtas naum fazem pq querem ser profissionais e sim por prazer de dançar, fazer aula, relaxar, se alongar enfim.. ser professora tb naum tem idade naum eh mesmo? jah vi mta senhora d begala girando pirouette como exemplo dona Alina Biernaka portanto, qm somos nós para fazer pessoas desistirem d dançar e ter preconceitos com idade?? Bjus**

    ResponderExcluir
  6. É verdade, mas eu acho que, até uma certa idade (depende da pessoa), com muita dedicação, amor e esforço, é possível recuperar o tempo perdido e até conseguir se profissionalizar! É só uma questão de força de vontade! Beijos, obrigada pela visita, volte sempre!

    ResponderExcluir
  7. Eu comecei aos 28 anos. ;o)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Tenho 17 anos e fazia aulas há 5 anos...mas por uma série de fatores tive pouca evolução...
    Seu artigo me inspirou a procurar uma boa escola e voltar...
    Acredito que para quem gosta dessa arte é quase impossível deixar o sonho de lado,ainda que não seja de forma profissional o ballet sempre fará parte de minha vida...*.*

    ResponderExcluir
  9. Nossa, que ótimo saber que o artigo te inspirou :D Fiquei super feliz, mesmo! Pois é, às vezes eu penso que talvez eu nunca consiga me profissionalizar, mas eu estou lá por amor, e isso não pode mudar. Eu dou o melhor de mim sempre, e isso já me faz feliz. E, como eu disse no artigo, o amor é a essência da arte, então não importa a bailarina dançar há 1 mês ou 10 anos, ser maravilhosa ou não ser tão boa, todas estão lá pelo mesmo motivo: amor à dança.
    Beijão, seja feliz seguindo o seu sonho =)

    ResponderExcluir
  10. Eu comecei com 14. O meu sonho é ser bailarina e treino 20 horas por semana para recuperar o tempo perdido. é verdade que o desafio é algo bom, mas não sei se compensa.

    ResponderExcluir
  11. A gente nunca sabe... O importante é ser feliz, ainda que momentaneamente. Ainda que só durante uma pirueta bem feita, uma salva de palmas da platéia, um salto, um sonho. Não desista ;)

    ResponderExcluir
  12. , o amor é inubstituivel na arte .. tenho 15 anos e faço balé a uns 6 meses .nunca passou pela minha cabeça fazer esse tipo de dança.. achava tão sem 'sal' , mais depois vi qi era completamente o oposto de tudo qi eu pensava. ja fiz dança do ventre e tinha aulas de dança de salão com o meu primo, formado em dança..decidi fazer balé porque se tornou um dsafio p/ mim a parti do momento em qi vi uma bailarina dar uma pirueta.. comecei a me informar sobre a dança.. ( mais do qi costumava ) e isso me ajudou a escolher e saber quem serei na minha area profissional..pretendo me formar em 'Artes' ...quando se tem paixão pelo qi faz , o resto do mundo não importa,deixe o ritmo te guiar.

    ResponderExcluir
  13. amei seu blog ! *-* eu tenho 14 anos e fiz minha primeira aula de ballet hoje ! e para a minha surpresa quando cheguei na sala as meninas tinham em media 8 anos, e hoje foi a primeira aula delas de ponta, então só fiquei olhando ! mas minha professora disse que eu já posso comprar uma,porque semana que vem eu já vou começar a usar !
    meu sonho é me tornar uma bailarina profissional, mas quando olhei para aquelas meninas de apenas 8 anos já subir na ponta, senti muito medo que isso continue sendo apenas um sonho !

    ResponderExcluir
  14. desde ontem passei o dia nesse site perfeito *-* eu tenho 12 anos, e desde uns 6/7 anos sempre fui loucameent apaixonada por ballet, mas minha mãe nunca me colocou :/ ' dezembro do ano passado decidi tudo sozinha, e em casa comecei a pesquisar videos de ballet inicante no youtube. Comecei a ensaiar passos em casa e talz. Aí em Maio minha mãe viu uma faixa de estudio de dança no bairro, e comentou comigo. Minha mãe sempre esquecia de ligar pra lá, so que no mês passado ela ligou *-* foi numa terça a noite, ela me fala que quarta a noite eu iria fazer minha aula experimental *O* quase desmaiei.
    Minha felicidade foi tanta, que comentei isso com as minhas amigas;e tinha qe ter uma estraga prazeres na sala " caara, nao faz isso, ballet é coisa pra criança ..." vocês nao imaginam minha raiva dela.
    As vezes me dá varias recaídas " vooce nao vai conseguir isso", " você ja passou da idade" ...
    Mas as vezes eu parava e pensava " é isso que voce quer, não é? Então siga em frente ..."
    Depois que eu lii seu post eu fiquei mais motivada ainda, e sei que naõ é so eu que comecei tarde '-'

    Desculpa pelo espaço que ocupei & obrigado pelas belas palavras, vs nao sabe o quaanto me ajudou *-*
    Obrigaado mesmo ♥ ~
    beejos'

    ResponderExcluir
  15. oii ! amei muito o seu blog ! é D+ !
    bom, concordo com vc ! o ballet é uma arte que exige muuita dedicação e tb muita pratica pra dominar . se vc começa mais tarde vai ter concerteza mais dificuldade ( ate pq o corpo ja esta mais formado e é mais mais dificil conseguir flexibilidade ) mas nada q o amor pela dança nao supere ! muitas bailarinas ( talvez a maioria ) começam tarde e sao otimas ! nao dou experiencia pq comecei aos 4 anos .

    ResponderExcluir
  16. Eu amooooo ballet, fiz uma vez quaando era pequena mas parei pq meus pais queriam se mudar. Até hj tenho essa magoa pq eu seria mt melhor no ballet se tivesse começado antes, assim cm vc disse, eu so vejo as meninas fazerem coisas incríveis e sonho em um dia fazer. Mas tudo isso que aconteceu só serviu para adiar meu sonho, pq e uma coisa com a qual sempre sonhei e q não vou desistir. E adoro quando as pessoas me dizem que não é tarde para eu realizar meu sonho... Sabe, tira um peso dos meus ombros. Obrigada, e, a propósito, adorei o seu blog.

    ResponderExcluir
  17. Ai muito obrigada,obrigada mesmo... tenho 18 anos, e estou louca pra voltar para o ballet. Fiz quando era mais nova mas por uma serie de motivos tive que parar. Ainda bem que não parei completamente com a dança, já há cinco anos pratico a dança de salão e hoje sou instrutora mas sempre morri de vontade de voltar para o ballet e com esse post percebi que ainda posso voltar! OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  18. eu amei o seu blog!!!! ele é incrivel.
    sabe eu tenho isso na minha cabeça que não importa a dor nem o tamanho do desafio, se você gosta vc tem que seguir em frente com um sonho.
    tipo quando eu era pequena por volta de uns 6 anos eu ia com minha irmã nos treinos de ginastica ritmica e acabava fazendo também, e até hoje ainda faço alguns passinhos da ginastica, mas meu sonho sempre foi praticar ballet, ser uma bailarina pois é isso que eu amo, por mais que algumas pessoas dizem que aos 14 anos eu não vou conseguir acompanhar as outras, eu não ligo pois eu vou tentar e eu acho que desistir de um sonho é bobagem.
    parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  19. Ameii!!
    Tenho 14 anos, sempre fui louca por ballet...E só agora vou começar, eu estou muito empolgada *-*
    E digo pra quem acha que está muito velha.
    Realmente nunca é tarde pra começar...Conheci uma bailarina que começou aos 20 anos...Não desistam nunca !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a minha estória com o ballet, chega a ser um "caso", sempre fui apaixonada pelo ballet, mas só fui praticar sabe com quantos anos? 36, isso mesmo, fui, modéstia à parte uma excelente bailarina, fiz 2 apresentações, minha turma só tinha meninas de 14, 16, 18!!!!! Foi a melhor fase da minha vida, elas me deram todo o apoio, parei há algum tempo, hoje tenho 43 e posso contar este depoimento dizendo que nunca é tarde para se realizar um sonho e ser feliz.

      Excluir
  20. Olá! Tenho 18 anos, faço dança de salão há uns 8 meses e estou apaixonada por ballet! Pesquiso quase todos os dias pra saber mais dessa arte que anda me encantando tanto. Não tenho o apoio dos meus pais pra seguir na dança (que é o meu sonho). Apesar da imensa dificuldade de contornar a situação com eles, eu não vou desistir. Porque é isso que eu quero pra minha vida, apesar de quase ninguém entender. Nunca fiz ballet, e estou pesquisando sobre tal pra poder começar a fazer aulas. Sei que vai ser díficil conciliar faculdade (que meus pais não abrem mão, e acham que é só isso que eu devo fazer e que dançar, é bobeira)com a minha paixão. Contando com a dificuldade em flexibilidade e outros que uma pessoa tem quando começa o ballet 'tarde'. É o meu sonho, e eu vou correr atrás, porque a vida é feita de desafios.

    ResponderExcluir

Sugestões, elogios, críticas, dúvidas, qualquer-outra-coisa-mais? Deixe um comentário! Sua opinião é sempre bem-vinda :)