terça-feira, 17 de março de 2009

Flexibilidade - Tornando-se um pedaço de borracha

A flexibilidade é um aspecto muito importante na vida do bailarino, não só pelas bonitas possibilidades de movimento, mas principalmente porque auxilia na prevenção de injúrias. Quanto mais flexível for o bailarino, mais facilidade terá na execução dos passos e menos propenso estará a sofrer algum dano, principalmente em grandes saltos, que além de grande amplitude exigem que os movimentos sejam feitos de forma brusca. A flexibilidade é conseguida pouco a pouco, atráves de alongamentos que, quanto mais frequentemente sejam feitos, mais rapidamente é conseguido o resultado. (fonte: balletmonde.blogsome.com)
Segue um vídeo com alguns exercícios para aumento da flexibilidade de pernas e coluna, que são as mais necessárias e desejadas no mundo do ballet (sim, eu AMO os vídeos do Anaheim Ballet!).

Há também este vídeo, com diversos exercícios que auxiliam muito no trabalho para conseguir abertura.


Caso você esteja interessado em mais informações sobre alongamento e flexibilidade, visite este site.

17 comentários:

  1. flexibilidade naum eh a mesma coisa q alongamento... segue ai a diferença flexibilidade vc nasce cm ela, pode até mesmo ser genetica... alongamento, vc adquire cm o tempo, com treino, ao fikar mto tempo sem praticar perde- se o ALONGAMENTO e naum a flexibilidade... tem artigos cientificos sobre issu!!! Bjus**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. flexibilidade pode ser adquirida com treino de alongamento. Ate mesmo quem "nasce com flexibilidade" (já que todos quando crianças temos um certo grau de flexibilidade) perde com o tempo se não praticar o alongamento com frequência.

      Excluir
    3. Olha, sinto muito mas ninguem nasce sabendo, muito menos com flexibilidade, flexibilidade vc vai adiquirindo aos poucos quanto mais alongamentos melhor, falo isso por experiencia propria, aprendi a fazer abertura em um pouvo mais de um mes, e eu alongava sozinha e nao fazia ballet nem nada, e nao vc n sabe oq é alongamento, é um tipo de exercicio para aumenar a flexibilidade, entao tome cuidado com oq fala bjs

      Excluir
    4. Nossa... sinceramente esse foi o comentário mais ridiculo que já li, me desculpe pela falta de educação. Nós adquirimos flexibilidade a partir de alongamento, toda criança tem muuita flexibilidade e perde isso com o tempo. Um exemplo disso é que quando você era bebê colocava o pé na boca e se vc n faz alongamento, provavelmente não consegue fazer isso mais. Se as pessoas não nascessem com flexibilidade não conseguiriam nem ficar com as pernas retas. Obviamente FLEXIBILIDADE não é a mesma coisa que ALONGAMENTO, pois alongamento é o exercício que fazemos para obtermos flexibilidade e flexibilidade é o mesmo que elasticidade; facilidade de exercer alguns movimentos.

      Excluir
    5. Nossa... sinceramente esse foi o comentário mais ridiculo que já li, me desculpe pela falta de educação. Nós adquirimos flexibilidade a partir de alongamento, toda criança tem muuita flexibilidade e perde isso com o tempo. Um exemplo disso é que quando você era bebê colocava o pé na boca e se vc n faz alongamento, provavelmente não consegue fazer isso mais. Se as pessoas não nascessem com flexibilidade não conseguiriam nem ficar com as pernas retas. Obviamente FLEXIBILIDADE não é a mesma coisa que ALONGAMENTO, pois alongamento é o exercício que fazemos para obtermos flexibilidade e flexibilidade é o mesmo que elasticidade; facilidade de exercer alguns movimentos.

      Excluir
    6. Existem pessoas que nascem com linhas de pernas e braços lindas mas mesmo assim precisam sempre melhorar da mesma forma que existem pessoas que nascem mas flexíveis mas com o alongamento ficam melhor, e possível sim obter flexibilidade se alongando mesmo não sendo tão flexível assim, eu falo isso por mim eu nunca fui aquela bailarina super flexível que fazia um grand jete com facilidade, mas eu sempre batalhei por isso e agora eu faço graças ao alongamento se não fosse possível obter flexibilidade eu estaria na mesma !

      Excluir
  2. Bom, a partir do meu conhecimento, você adquire flexibilidade a partir do alongamento, que seria os exercícios voltados para esse fim! Pode ser que eu esteja errada mas, de qualquer jeito, eu não disse que era a mesma coisa no texto... Obrigada pela sua opinião, beijinhos, volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Pelo amor de Deus, não me diga uma coisa dessas logo agora!!Tenho 14 anos e vou entrar no Básico IV da Cláudia Araújo(fiz o teste), e nunca fiz ballet antes...Ainda não tenho abertura total, mas estou me esforçando para isso(com alongamento, lógico!!), e vc chega e fala q eu nunca vou conseguir isso! Sei q vai ser muuito difícil, mas não vou desistir!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comecei a praticar artes marciais com 15 anos e eu não tinha quase nenhuma flexibilidade, e a minha luta exige muito a flexibilidade. Como professora de Ed. Física que pratica artes marciais a 5 anos posso falar por experiência própria que tudo é treinável e tudo é possível com treino e dedicação. Pode ser que você não chegue a ser uma grande bailarina famosa, mas se treinar você ira melhorar muito
      rsrs

      Excluir
  5. Olá tenho 24 anos e sou boa em alongamento porém não consigo melhorar minha flexibilidade das pernas.. ainda é possível:?

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Tenho 13 anos e to começando a ver vídeos de flexibilidade e tal, eu quero fazer ballet mais só tipo dura. Eu fiz uns exercicios e até aumentei a flexibilidade mais nada perto de abrir escala e essas coisas ainda da pra eu melhorar a flexibilidade? ao ponto de ficar realmente flexivel ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, da para voce aumentar sua flexibilidade, porem precisa de muito esforço e alongamento, comecei a fazer a parada de mãos ano passado foram uns 2 meses tentando, ja a abertura eu comecei a tentar em março em junho ja tinha aprendido, como eu estudo de manhã eu fazia tudo o que tinha pra fazer e depois ficava alongando (nunca fiz ballet nem nada) e é isso espero ter ajudado, se você quiser saber quais foram os alongamentos que eu fiz, me manda um email estherabreu13@gmail.com , se quiser meu whats app tb pode me falar pelo email um beijo

      Excluir
    2. Ola,to fazendo ballet mas sou muito dura e quando vamos fazer os exercícios todas conseguem menos eu...so pra deixar claro eu sou tão dura que n consigo colocar as mãos nos dedos dos pés sentada ou levantada❤ me ajuda por fvr!
      Obs-Tenho 12 anos😊

      Excluir

Sugestões, elogios, críticas, dúvidas, qualquer-outra-coisa-mais? Deixe um comentário! Sua opinião é sempre bem-vinda :)