sábado, 28 de março de 2009

A arte justifica a dor? - Lesões na dança

Hoje, pesquisando a possível causa da minha dor na coxa, fui parar não sei como num site que falava sobre estalo do quadril. E, por acaso, há um tempão que eu já tinha notado que meu quadril estalava na hora do plié (ou a qualquer momento), mas nem liguei, sempre fui meio cheia de coisas esquisitas mesmo! Mas dizia no site que é comum bailarinas terem isso, e comecei a pesquisar mais. Fui parar, então, num site que falava sobre várias lesões comuns na dança (e principalmente no Ballet Clássico), e achei bem interessante, apesar de não ter gostado muito de descobrir que tenho a maioria delas! Mas, sinceramente, eu nem ligo. Como diz a introdução do texto, na opinião do bailarino "a arte justifica a dor e, no palco, o “show sempre deve continuar”". E, apesar de saber que não é muito bom, é exatamente como eu penso. Mas acho que é interessante conhecer, nem que seja pra saber que aquela sua dorzinha nas costas é, nada mais, nada menos, que uma Espondilolistese degenerativa. Veja aqui o artigo e descubra quantas coisas de nomes estranhos você tem e nem sabia!

12 comentários:

  1. Olá... estou adicionando seu blog. adorei
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Importante saber dessas coisas!! O ruim é descobrir que temos metade de tudo isso, SHAUHSAU...
    Obrigada pela dicaa!

    ResponderExcluir
  3. Olá! ^^
    Já havia lido uma parte desse artigo da Unesp, sobre as lesões no Ballet, e realmente é um pouco preocupante pois mesmo com a preocupação de trabalhar de maneira correta e com um bom profissional, nunca estamos livres de sofrer alguma contusão no Ballet; Eu particularmente sinto bastante o músculo inferior da minha coxa e na panturrilha, atualmente estou me recuperando de uma Inflamação nos tendões da tíbia... as dores são diárias e constantes, mais pelo amor a Dança aprendemos a conviver com elas e o principal vencê-las! :)

    Estou adorando o blog, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Hey, obrigada a todas pelos elogios e por adicionar :) Também tenho váaaarias dores Si, é ruim mesmo... Maaas, na minha opinião, vale tudo por amor a arte! Beijão pessoas, voltem sempre e espero que continuem gostando :*

    ResponderExcluir
  5. O textos são ótimos!!!!!!!
    Meus parabéns pelo blog organizado e lindo !!!
    Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  6. Owwn, obrigada *-* E não tem o que agradecer, o que faz um blog são os leitores ;)
    Beijão, obrigada pelo carinho, volte sempre :)

    ResponderExcluir
  7. Para mim nada no mundo justifica a dor!!!!

    ResponderExcluir
  8. Não. A aula de adulto é tão rigorosa quanto as outras. Não tem essa. Eles que chegaram lá pra fazer a reportagem e devem ter feito com o contemporâneo sem nem pesquisar nada... Minha aula de uniforme, níveis... igualzinho. Foi vacilo deles mesmo. Aí pegaram uma bailarina que tinha uma ponta ali perto (ela deve fazer o clássico tb) e filmaram a ponta um pouquinho rs

    ResponderExcluir
  9. mto bom!
    meu quadril (ñ só ele) tbm estala mto!
    obrigada pela informação!
    Bjinhosss =)

    ResponderExcluir
  10. Oooi! ;D
    Estava procurando no google planos de fundo coloridos, quando me deparei com um da Do Dance, que vinha do seu blog, fiquei apaixonada!
    Comecei a ler os posts do blog, e fiquei encantada, além de você escrever MUITO bem, faz-se clara em tudo que fala!
    Eu me identifiquei com os assuntos, dancei dos 5 aos 14 anos, na Ginástica Artística, que é Ginástica Olímpica com dança, num grupo, aqui de onde eu moro, e fazia um pouco de ballet, pra ganhar movimentos leves quando era preciso na dança, já que a ginástica olímpica 'abrutalha' um pouco, mas tive que parar tudo depois de uma fratura no cóccix. Pude voltar depois de dois anos, mas as visões tinham mudado e aquilo já não era mais a minha vida, sendo ainda a minha paixão!
    Tenho estado com mais vontade de voltar a dançar, e lendo o blog, fiquei com mais vontade ainda!
    Continue dançando sempre!
    Volto mais vezes pra ler suas coisinhas!
    Um beijo, Juliana!

    ResponderExcluir
  11. Adorei este ost sobre lesões.
    Muitas pessoas tem e acham que é normal mais não é ( nem sempre), pois pode ser uma coisa muitoo grave, então é melhor ficar de olho.
    Eu mesma tenho tendinite nod dois tornozelos e tenho dores costantes no joelho devido a tendinite e eu achava que a dor era da ponta, agora convivo com isso diariamente pelo o meu amor a dança!!


    Amei o blog!!!:)

    Em que escola você faz ballet?

    Continue postando.

    ResponderExcluir
  12. nossa obrigada por ter me ajudado , agora ja sei o que e´esas minha dores na costa.

    ResponderExcluir

Sugestões, elogios, críticas, dúvidas, qualquer-outra-coisa-mais? Deixe um comentário! Sua opinião é sempre bem-vinda :)