quinta-feira, 19 de março de 2009

Piruetas - Ai meu deus!

Piruetas são uma parte muito importante do ballet. São também consideradas, por muitos, um passo de extrema dificuldade, já que vários pontos precisam ser obervados na execução da mesma. A Pirouette, como se diz no francês, pode ser executada de muitas maneiras: en dehors, en dedans, a la seconde, en attitude, en arabesque... Mas para todo giro a técnica é praticamente a mesma.
Focalizaremos a pirueta en dehors partindo de quinta posição.

Primeiro de tudo, não só para as piruetas, mas para tudo do ballet: o encaixe do quadril. Se o bailarino não estiver bem encaixado, isso irá refletir diretamente no eixo. É o que geralmente acontece quando alguém despenca de um giro.

Segundo: Capriche no demi plié. Costuma-se dizer que a quantidade de piruetas é diretamente proporcional ao tamanho do plié.

Terceiro: Impulso. Ele refletirá na tirada rápida do passé. Se a tirada for lenta, o impulso será mínimo e será até mais difícil de abrir o en dehors.

Quarto: En dehors. Quando girar, abra o máximo que puder o joelho, como se houvesse alguma força puxando-o para trás. Essa força para trás é resultará também na qualidade e quantidade do giro. Cuidado para não relaxar o pé do passé!

Quinto: Cabeça. Marque um ponto certo para girar a cabeça. Se você acompanhar o corpo com a cabeça, com certeza ficará bem mais tonta que o normal e fará um giro na sorte. Se sentindo no eixo, e com cabeça: pronto! O básico para a pirueta perfeita já está pronto.

Sexto: Os braços. Esses dois membros que possuímos são muito importantes, mas devem ser usados com cautela, pois um grande vício pode vir a se formar daí. É certo que o braço ajuda no impulso, mas o braço completo: braço , antebraço , mão. Não se pode separar a mão do resto para pegar velocidade. Isso é um vício muito comum, e que tem que ser eliminado o mais cedo possível.

Encaixe, plié, impulso, en dehors, cabeça e braços!
Pense sempre nessa frase na fração de segundos da sua prepação de piruetas para o giro propriamente dito.

15 comentários:

  1. Tem as costas e ombros tb naum eh? o q acontece qdo a gente coloka as costas para tras?? bummmmmm d bunda!!! experimente abaixar os ombros e colokar as costas levemente para frente.. e tem mais pirouette d 5 a força vem do chão, sim issu mesmo, empurra bem o chão a cada giro q vc dá qtas voltas quiser.. Bjus**

    ResponderExcluir
  2. Nossa...esse blog eh simplesmente PERFEITOO!quero dar meus parabens pra quem feez esse otimo blog!e tb ajuda e tirar MTAS duvidas!

    ResponderExcluir
  3. NOSSA! LENDO ASSIM PARECE SER TÃO FACIL MAS...
    É DIFICIL!! SÓ CONSIGO DA DUAS LIMPAS!!
    É, O JEITO É TREINAR!!!

    VALEUUUUUUUU!!

    ResponderExcluir
  4. Ballet é td na minha vida,
    Sempre fui boa em td, mas quando minha profª começou a ensinar piruetas e quando me colocou na ponta aí q meus problemas começaram, mas com essas dicas, nunca pensei q fazer pirueta era tão fácil,
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. mt bom este blog, parabéns! danço jazz, mas essas dicas tb servem ! queria tb saber como posso efetuar com mais facilidade saltos de segunda, quarta , sexta etc, e como melhorar minha elasticidade... valeu!

    ResponderExcluir
  6. Pow me ajudou de mais tinha coisa que ue nem imaginava que tinha que fazer muito obrigada!
    Sou Bailarina e estou na ponta tudo na ponta é lindo maravilhoso mais é tudo mais dificil pode acreditar srs fui adorei!Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, como vc teve a ideia de fazer um blog tao perfeito? amei , eh simplesmente d+!!!=D

    ResponderExcluir
  8. nada que eu não soubesse ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahhahahsahahaha DUVIDO que voce saiba fazer t-u-d-o do Ballet.
      ghdszjhbgb hcjdkxsz

      Excluir
  9. mesmo me focando muito no encaixe , sempre acabo caindo para frente, o que faço ?

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. SÓ CONSIGO UMA VOLTA... ACHO QUE FAÇO TUDO CERTO MAS A SEGUNDA VOLTA NAO DÁ!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Estou na sapatilha de ponta há quase 2 anos e ainda não consegui fazer piruetas e nem piquês. Meu colo de pé é ótimo e minha sapatilha está totalmente quebrada. é normal demorar tanto ?

    ResponderExcluir

Sugestões, elogios, críticas, dúvidas, qualquer-outra-coisa-mais? Deixe um comentário! Sua opinião é sempre bem-vinda :)