quinta-feira, 27 de agosto de 2009

1, 2, 3, 4, dobro a perna e dou um salto!

Saltos... Um dos passos mais bonitos do ballet. Durante os saltos, a platéia tem a impressão de ver a bailarina criar asas e deslizar no ar sobre o palco. Porém, quando se é a bailarina em questão, a coisa não é tão mágica assim. Há várias coisas a serem observadas durante os saltos para que eles sejam executados com perfeição. Grand Jeté, Jeté Passe, Grand Pas de Chat, Saut D'ange... Qual a diferença entre eles?

Passo-a-passo para melhorar os saltos nas aulas e apresentações:

Passo 1: Se aquecer com cuidado é um fator chave para melhorar a altura e qualidade de seus saltos. Quando você está na aula de ballet, já concluiu os exercícios de barra e outras sequências que aquecem o corpo para as grandes sequências de salto, que normalmente são feitos no final da aula por requerirem muita energia e resistência. Estando na aula ou treinando por conta própria, certifique-se de que seus músculos estão aquecidos e alongados antes de praticar saltos, a fim de reduzir o risco de lesões.

Passo 2: Usar o plié é importante para conseguir altura em seus saltos. Seja dando alguns passos ou realizando outro movimento antes do salto, faça um plié profundo antes de começar a saltar. Dependendo do tipo de salto a ser executado, você terá de descobrir a melhor forma de utilizar o plié coordenado com os passos que você faz antes de executar o salto.

Passo 3: Alongue seus pés e estique seus joelhos ao máximo. Suas pernas, que trabalham ativamente durante o salto, possibilitam melhorar a altura e tornar o salto visualmente melhor.

Passo 4: Utilize o plié mais uma vez quando preparar para a aterrisagem. Bailarinos que descem de um salto com joelhos travados correm o risco de se lesionar. Acabe o salto no plié mais profundo que você puder e a combinação permitir.

Passo 5: Seus braços também são importantes para melhorar seus saltos. Eles devem estar firmes e alongados. Durante um salto, deixe todos os seus membros alongados o máximo possível. Fazendo isso, você vai aumentar a altura dos seus saltos e a distância que você consegue saltar.


Diferenças entre os saltos

Grand jeté
É comumente utilizado se locomovendo para frente, e geralmente consiste numa abertura total das pernas no ar. A perna da frente arrasta esticada, ao invés de se realizar um developpé. A perna de trás segue fazendo a abertura no ar. Pode ser executado en avant (para frente), à la second (ao lado), en arrière (para trás), e en tournant (girando en dedans). O bailarino deve pensar em abrir ao máximo e com força as pernas, com o peso jogado para frente, dando a aparência de estar deslizando.

Jeté passe, Grand Pas de Chat ou Saut D'ange
Todos consistem no mesmo passo. São um salto similar ao grand jeté, porém, ao invés de levar a perna da frente já esticada, ela se abre à frente com um developpé. A perna de trás pode estar esticada ou em attitude.







"Pense uma coisa bem boa... e num instante você voa!"

10 comentários:

  1. Lendo esse post....lembro de TREINAR,TREINAR e TREINAR.
    Meus saltos não chega a ser horriveis, mas não estão bons...

    bjs...^^

    ResponderExcluir
  2. meus saltos realmente são uma droga... Mas uma coisa é saber a teoria, outra coisa é a prática! E a força e a coordenação pra tudo isso?! O.O
    Prática, prática, prática...

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post!
    Ajudou muito! ;-)
    Bjinhos...=***

    ResponderExcluir
  4. Dei petit allegros para minhas alunas do 1º ano, ontem.

    4 sautes em 1ª, 4 sautes em 2ª, 3 echappés sautes, sous sus. Repetir para outro lado.

    Não tive isso no meu estudo de ballet, entao reforço bem isso para elas.

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    deixei um selinho pra vc no meu blog, tah no post....;-)

    ResponderExcluir
  6. adorei me ajudou d+ obrigada

    ResponderExcluir
  7. Oi me chamo Michele...quero dizer que gostei muito de seu blog e quero ser seguidora....Gostei muito das dicas que tem no Blog...bjuss

    ResponderExcluir
  8. Fixe o post.... pode me dizer como se põe os videos aqui no blogger?
    Deixe um comentario no meu blog a dizer tá?
    http://balletdancandoparaoceu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Nossa , super legal o seu blog... gostei mt !!!
    Estou lendo , no dia qe acabei de tirar o gesso , após cair num salto da coreo, na vespera do espetaculo , e com a pessima noticia, de que esse ano não poderia dançar...
    Fiquei super decepicionada, pois era a coreo mais bonitaa que eu ja havia ensaaaido ):
    Era um misto de contemporaneo com classico, e eu fiquei super arrasada .
    Qd eu voltar a dançar.. vou ter medo de fazer o "TENEBROSO" salto , qe tirou o meu melhor espetaculo, o que eu posso fazer para perder esse medo?
    O salto qe eu cai , para acabar com a curiosidade de vcs, foi o Grad Jete 'Anturnaan (é assim?)

    Obrigada, beijos..
    Camila - 14 anos.

    ResponderExcluir

Sugestões, elogios, críticas, dúvidas, qualquer-outra-coisa-mais? Deixe um comentário! Sua opinião é sempre bem-vinda :)