domingo, 12 de julho de 2009

Perfeccionismo

Muitas vezes o perfeccionismo, algo comum na vida de bailarinos, torna-se extremo e acaba sendo prejudicial. É importante que uma bailarina seja perfeccionista, já que muito do que fazemos se baseia em se aperfeiçoar cada vez mais. Mas quando isso se torna neurótico, pode causar problemas psicológicos e até mesmo fazer com que você perca seu amor pela dança. O perfeccionismo exagerado caracteriza-se pela constante necessidade de aprovação, pelo foco nos erros ao invés das conquistas. Enquanto o perfeccionista saudável sabe que existem altos e baixos e busca nos erros um jeito de melhorar, o neurótico acredita que só existe sucesso ou fracasso, e possui padrões tão altos que é quase impossível que atinja sua visão de sucesso. Ele tende a dar importância demais ao produto final, sem enxergar o valor do esforço e do processo de realização. Caso você se identifique com isso, aqui vão algumas dicas:

- Imagine que você é o seu melhor amigo. Se o seu melhor amigo fosse falar com você sobre o quanto ele se sente mal sobre si mesmo, você não ia lhe dizer que ele é um completo perdedor! Você iria lhe mostrar seus pontos fortes e enxergar com a razão os motivos que levaram ele a se sentir desse modo.

- Quando você perceber que está tendo um pensamento negativo, interrompa-o o mais rápido possível. Depois, repense a situação buscando no erro uma oportunidade de aprendizado.

- Pense sobre o que você tem dito a si mesmo. Você fica o tempo todo pensando como não tem potencial ou fica orgulhoso de fazer bem um passo? Sempre existem coisas boas e ruins a serem observadas, e enxergar apenas as ruins não te leva a lugar nenhum além de se sentir mal consigo mesmo.

Ninguém gosta de conviver com pessoas que só sabem se criticar e têm uma visão negativa de tudo. Aceite as suas imperfeições e trabalhe duro no que você pode melhorar. E lembre-se: você é aquilo que você pensa!

13 comentários:

  1. MEU DEUS, sou uma perfeccionista neurótica! hahahha! Mas as dicas sao muito úteis... Brigada =D
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Tudo bem, você não é a única :P Eu sou uma perfeccionista SUPER neurótica :P

    ResponderExcluir
  3. acho que os bailarinos além de ter isso dentro deles tb são despertados para o perfeccionismo neurótico por causa de alguns professores e escolas, academias ou studios de dança.
    Mas as dicas são úteis e o mais importante, se isso incomodar muito, procure ajuda!

    ResponderExcluir
  4. Nossa suas essas suas dicas veio a calhar no momento, esta semana passei por algumas dificuldades na aula, e assim como a maioria dos bailarinos, não me permito errar quero que tudo saia perfeito, e as vezes me frustro com isso, mais tô aprendendo a me controlar bem, e uma coisa que você disse e acho muito válida "... buscar no erro uma oportunidade de aprendizado!" trazer isso pro nosso dia-a-dia seja no ballet ou na vida.

    Beijos ^^

    ResponderExcluir
  5. ADD seu blo, tá?.................beijos

    ResponderExcluir
  6. Eita foi anonimo, sou a heydi do blog "escrevendo com os pés"

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. nosssa... acho que sou perfeccionista neurotica O.O

    ResponderExcluir
  9. Eu sou muitos perfeccionista!!!
    ^.^
    Bjus...=***

    ResponderExcluir
  10. hmm.. será que existe mesmo perfeccionista saudável? rs

    ResponderExcluir
  11. Nossa, a parte dos pensamentos negativos é a mais difícil. Me cobro demais também!

    Te linkei!

    http://blogdanceadanca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Barbaraaaaaaaaa!
    Tem Selinho pra você no meu blog, Ok! ;)

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Caramba... eu não sei, acho que sou um meio termo, quando eu danço eu tento fazer tudo perfeitinho e sempre tento melhorar, mas eu sei que nunca errei a sequencia pq fiquei pensando o tempo todo ( vc não pode soltar a barriga )...

    Parabéns seu blog tá lindo... amei o layout ( como vc faz isso )

    To te acompanhando ok???
    Parabéns de novo...
    Beijos

    ResponderExcluir

Sugestões, elogios, críticas, dúvidas, qualquer-outra-coisa-mais? Deixe um comentário! Sua opinião é sempre bem-vinda :)